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China passa a América do Norte e torna o maior mercado de filmes do mundo em meio à pandemia

A receita total de bilheteria da China atingiu 20,42 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 17,04 bilhões) em 2020, tornando-se o maior mercado de filmes do mundo pela primeira vez, apesar do impacto da pandemia de COVID-19. As informações são do Relatório de Mercado Cinematográfico da China 2020, lançado em conjunto pela plataforma de microblog da China Weibo e Maoyan Entertainment.

Os cinemas foram fechados em todo o país durante o feriado do Ano Novo Chinês no final de janeiro, em um esforço para controlar o vírus, e começaram a reabrir gradualmente em 20 de julho. Graças à rápida recuperação econômica e alimentada pela demanda reprimida, os filmes chineses se recuperaram 90% do mercado em relação ao ano anterior até dezembro, com a bilheteria mensal atingindo 92% em comparação com o mesmo período de 2019.

Do tal de cinemas, 10.700 ou cerca de 94,8%, foram reabertos no final do ano passado, quando o surto doméstico de COVID-19 foi controlado. Foram vendidos 548 milhões de ingressos.

Apesar de uma queda de 68,2% com relação ao ano anterior e de 66,5% em relação a 2018, a China foi o maior mercado cinematográfico do mundo pelo primeiro ano registrado, arrecadando US$ 3,16 bilhões (aproximadamente R$ 17,04 bilhões) nas bilheterias. Em comparação, as bilheterias norte-americanas podem parar em US$ 2,3 bilhões (aproximadamente R$12,40 bilhões) em receita, de acordo com uma estimativa preliminar de meados de dezembro do The Hollywood Reporter.

Além disso, a receita de bilheteria da América do Norte despencou 80% em 2020 em meio à pandemia e fechamentos de cinemas sem precedentes, enquanto a receita global despencou mais de 70%, de acordo com um relatório do Hollywood Reporter.

A receita de bilheteria totalizou mais de 18,1 bilhões de yuans (aproximadamente R$16 bilhões) desde que os cinemas retomaram as operações em 20 de julho de 2020. Em dezembro, a média de comparecimento à exibição havia chegado a 95% em comparação com o ano anterior, enquanto o preço médio do ingresso cresceu para 103% de seu nível, e o número de filmes recém-lançados no mês passado permaneceu o mesmo de dezembro de 2019.

Os dramas de guerra históricos, incluindo “The Eight Hundred” e “The Sacrifice”, arrecadaram 4,23 bilhões de yuans nas bilheterias, respondendo por um quinto da receita este ano.

Os picos de público foram registrados durante o verão, feriado do Dia Nacional (1º de outubro a 8 de outubro) e no final do ano (27 de novembro a 31 de dezembro), contribuindo com 57,8% da receita total de bilheteria.

Os cinéfilos mais jovens mostraram uma maior vontade de voltar aos cinemas. A média de idade era de 28,8 anos, com os telespectadores entre 19 e 24 anos respondendo por 31,9% do total, ante 23,4% desde 2019.

 

 

Fonte: Pandaily