O Banco de Desenvolvimento da China (CDB, sigla em inglês) intensificou em 2022 os esforços para atender às estratégias dos países poderosos em ciência e tecnologia, aprofundou a cooperação entre o governo da prata, fortaleceu a inovação do modelo e intensificou continuamente seus esforços de apoio financeiro ao desenvolvimento.
Até o final de setembro, o CDB desembolsou 13,1 bilhões de yuans (US$ 1,8 bilhão) em empréstimos para apoiar o desenvolvimento de alta qualidade de pequenas e médias empresas (PMEs) especializadas e novas, concentrando-se no apoio a 44 empresas especializadas e novas “pequenas gigantes” de nível nacional nos campos da tecnologia da informação, manufatura de ponta, novas energias e novos materiais. Além de 71 PMEs novas e especializadas de nível provincial, aliviando as dificuldades encontradas por essas empresas nas etapas de lançamento e start-up.
Neste ano, o Banco estabeleceu um programa especial de empréstimos e nove sistemas e políticas de apoio para melhorar o nível e a capacidade dos serviços financeiros. Ao mesmo tempo, o Banco estabeleceu um mecanismo de cooperação em vários níveis com a indústria local e departamentos de informação para fornecer políticas preferenciais para empréstimos a PMEs especializadas e novas, reduzindo ainda mais os custos de financiamento das empresas e facilitando o desenvolvimento sustentável.
Em Pequim, o Banco de Desenvolvimento lançou um produto financeiro especial de cooperação intitulado “Capital Industrial Chain Strengthening and Foundation Building”, que fornece um modelo de serviço financeiro de “baixa taxa de juros + subsídio de empréstimo à vista” com procedimentos de interligação e reconhecimento mútuo de padrões para apoiar o fortalecimento da cadeia industrial do capital e projetos de construção de fundações.
O banco também apoia a cadeia industrial do capital e os projetos de construção de fundações. Em Suzhou, o Banco de Desenvolvimento responde ativamente ao apelo da cidade de Suzhou por apoio financeiro para transformação inteligente e transformação digital, desenvolvendo o produto “China Development Smart Credit” para reduzir conjuntamente os custos de financiamento das empresas.
O responsável pelo Banco de Desenvolvimento da China disse que será mais proativo na próxima etapa, levando em conta as necessidades reais das empresas e fornecendo serviços financeiros de desenvolvimento mais precisos para o desenvolvimento de alta qualidade de PMEs especializadas e novas.
Fonte: ST.DAILY