Economia

Programa de melhoria da nutrição para estudantes rurais em educação compulsória beneficia 350 milhões de estudantes chineses

Programa de Melhoria Nutricional

Os estudantes têm crescido mais altos e mais fortes desde que foi lançado o Programa de Melhoria Nutricional para estudantes rurais no ensino obrigatório, disse Li Ming, diretor de uma escola primária no condado de Xiji, na Guiana, região autônoma de Ningxia Hui, noroeste da China.

Os alunos estão fazendo as refeições em uma escola primária em um local de realocação para a redução da pobreza no condado de Kaiyang, Guiyang, no sudoeste da província de Guizhou, em maio de 2022. O município oferece refeições gratuitas para os estudantes. Cada refeição inclui três pratos e uma tigela de sopa, assim como uma fruta ou uma xícara de leite.

O programa ofereceu aos alunos um almoço nutritivo e delicioso na escola, e pôs fim aos dias em que alguns alunos tinham que voltar para casa a quilômetros de distância para almoçar, relatou o diretor.

A partir do final de 2021, o programa de melhoria nutricional para estudantes rurais no ensino obrigatório beneficiou um total de 350 milhões de estudantes.

De acordo com o Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), as alturas médias de estudantes masculinos e femininos nas regiões onde o programa é implementado aumentaram 4,2 centímetros e 4,1 centímetros de 2012 a 2021, e os aumentos de peso foram de 3,5 quilos e 3,3 quilos, respectivamente. Todos esses números superaram a média entre todos os estudantes rurais em todo o país.
Programa de Melhoria Nutricional beneficia estudantes rurais da China
Apenas 2,5% dos estudantes rurais na China central e ocidental sofreram um crescimento retardado em 2021, 5,5 pontos percentuais abaixo do número de 2012, disse o CDC.

Todos os 245 alunos da Escola Primária Sanxi no condado de Dianjiang, sudoeste da China, no município de Chongqing, podem almoçar gratuitamente na escola, graças ao programa de melhoria da nutrição para estudantes rurais em ensino obrigatório.

Além do crescente padrão de subvenção e qualidade das refeições, o programa também incentiva as escolas em áreas piloto a construir melhores refeitórios. A partir do final de 2021, 76% das escolas forneciam alimentos sob o programa aos alunos nos refeitórios escolares, e o número era de quase 90% entre as escolas dos condados-piloto em nível nacional.
Programa de Melhoria Nutricional na China
Melhorar os mecanismos de trabalho e garantir a segurança alimentar são as principais prioridades. O município de Qiubei, Wenshan Zhuang e a prefeitura autônoma de Miao, província de Yunnan no sudoeste da China, lançaram uma plataforma digital de gerenciamento de refeitório para fornecer melhores alimentos aos alunos.

A plataforma conta com a participação da agência local de educação e esportes, escolas e fornecedores de alimentos. Ela monitora todos os procedimentos, incluindo a verificação dos certificados dos fornecedores, compras, segurança alimentar e gestão financeira.

Hoje, as autoridades locais na província de Yunnan estão trabalhando para construir sistemas de monitoramento e gerenciamento on-line de todo o processo, empregando balanças eletrônicas, reconhecimento facial, dispositivos de monitoramento de resíduos de pesticidas, a Internet das Coisas e grandes dados, para um gerenciamento mais direcionado do programa de melhoria nutricional.

Atividades de popularização científica foram lançadas em toda a China nos últimos anos para melhorar o conhecimento do público sobre ciência nutricional e orientar professores e estudantes para desenvolver hábitos alimentares baseados na ciência.

Ao lançar cursos de treinamento sobre o programa de melhoria nutricional e ao desenvolver um sistema dietista eletrônico, o Ministério da Educação e a Comissão Nacional de Saúde melhoraram efetivamente a capacidade do pessoal de nível primário na elaboração de dietas nutricionais.

De acordo com uma pesquisa lançada pelo Programa Mundial de Alimentação em 169 países, a China é um dos poucos países do mundo que fornece refeições nutricionais tanto para estudantes do ensino médio quanto do ensino fundamental, e está entre os melhores em termos de volume de fornecimento.

O programa tem desempenhado um papel significativo na promoção da justiça educacional, no avanço da redução da pobreza e na implementação da estratégia de revitalização rural, e estabeleceu uma base sólida para melhorar a saúde do povo chinês, fortalecer a educação e avançar a Iniciativa China Saudável.

Fonte: Diário do Povo