No dia 1º de setembro, na final da corrida de 400 metros T54 em cadeira de rodas dos Jogos Paralímpicos, o atleta da equipe chinesa de Xangai, Dai Yunqiang, conquistou a medalha de ouro com o tempo de 44 segundos e 55 centésimos, quebrando o recorde dos Jogos Paralímpicos. Esta é a primeira medalha de ouro conquistada por um atleta de Xangai para a equipe chinesa nesta edição dos Jogos.
Dai Yunqiang nasceu em 1990 e é natural de Qingdao, na província de Shandong. Ele começou a praticar esportes aos 19 anos e, em 2016, ingressou no Centro de Promoção da Cultura Esportiva para Pessoas com Deficiência de Xangai, onde começou a treinar para corridas em cadeira de rodas. Ele já havia conquistado a medalha de prata na corrida de 800 metros T54 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Durante a final dos Jogos Paralímpicos de Paris, Dai Yunqiang começou a corrida atrás do era líder, mas na fase final da corrida, ele acelerou e superou o atleta tailandês, conquistando a medalha de ouro com uma vantagem de 0,12 segundos.
“O processo da corrida foi emocionante, especialmente na fase final da reta, onde Dai Yunqiang lutou bravamente para ultrapassar os outros competidores”, disse Du Songquan, secretário do Partido e presidente da Federação de Pessoas com Deficiência de Xangai. “A diferença entre os atletas era pequena e a competição foi acirrada. Ele usou a força dos braços para girar a cadeira de rodas, e todo o processo foi muito difícil, exigindo que ele suportasse muita pressão. Conquistar a medalha de ouro não foi fácil.”
Na manhã de 2 de setembro, horário de Pequim, Du Songquan fez uma videochamada para a mãe de Dai Yunqiang para parabenizá-la, agradecer e oferecer apoio.
A final da corrida de 400 metros T54 ocorreu por volta das 2 horas da manhã, horário de Pequim, e ela quase não conseguiu dormir a noite toda, aguardando notícias do filho. Após a corrida, Dai Yunqiang enviou a ela um vídeo da sua chegada, mas como precisava se recuperar após a competição, eles não puderam conversar muito. Ela se sentiu “tanto preocupada quanto emocionada”.
“Ele nunca me disse que estava passando por dificuldades. Embora tenha uma deficiência física desde o nascimento, ele é muito positivo e compreensivo, sempre me conta as boas notícias e nunca as ruins”, disse a mãe de Dai Yunqiang. Embora não tenha muitas oportunidades de encontrar o filho, ela sabe bem o quanto ele se dedica aos treinos e se sente orgulhosa por ele estar representando o país.
Nos próximos dias 3 e 5 de setembro, horário local de Paris, Dai Yunqiang também participará das eliminatórias da corrida de 1500 metros T54 e da corrida de 800 metros T54 em cadeira de rodas.
Fonte: thepaper.cn