Cultura

As congelantes cidades da China, com temperaturas que chegam a -53°C

Temperaturas da China

A região Norte da China é conhecida pelas temperaturas congelantes no inverno. Os termômetros na capital Pequim, por exemplo, já chegaram a marcar -10°C. Se essa temperatura já te congelou só de ler, imagine passar pela experiência de estar em uma lugar a – 53°C.

Essa temperatura foi registrada em Mohe, na última semana. Mohe fica na província de Heilongjiang, perto da fronteira com a Rússia.

Mohe é conhecida como “Pólo Norte da China”. A temperatura de -53°C é a mais baixa já registrada na cidade desde 1969, quando o termômetro bateu -52,3°C.

A televisão central da China, CCTV, mostrou um jornalista quebrando um ovo em uma superfície externa, fazendo com que o ovo congelasse em segundos.

Apesar de ter sido um recorde desde que os dados começaram a ser registrados, ainda não é a temperatura mais baixa observada no país. A cidade de Genhe, na Mongólia Interior, registrou em dezembro de 2009, -58°C.

Mongólia Interior e Heilongjiang registraram novos recordes de temperaturas baixas no fim de semana.

Segundo o jornal chinês China Daily, Mohe é considerada a mais fria da China e o período de inverno “geralmente dura oito meses”. A cidade atrai turistas com parques de gelo e locais de esqui.

Próxima a Monhe, o Condado de Huma, também tem temperaturas congelantes: o local tem uma média de -27,7 °C em janeiro; e com uma alta mensal de apenas -20,2. A temperatura não fica muito mais quente do que nos longos meses de inverno.

Harbin: a cidade de gelo

Para quem gosta de fazer turismo em lugares gelados, Harbin, na província de Heilonjiang, no norte da China, é uma ótima opção. Embora existam lugares mais gelados, com temperaturas que chegam a -35°C, Habin é chamada de “Cidade do Gelo”.

Todos os anos, de janeiro a março, Harbin organiza o Festival do Gelo, onde parques esculpidos em enormes blocos de neve impressionam pela beleza.

É tudo feito em gelo: castelos gigantes, casas, torres, esculturas em formato de animais, trem, entre outros. Durante este período, são realizadas diversas atividades, como o Ice Lantern Show, e concursos de esculturas em gelo e neve.

Para aguentar tanto frio, é preciso de preparar. Roupas e acessórios especiais para baixas temperaturas são necessários.

Mudanças climáticas afetam a China

As temperaturas extremas têm sido efeito das mudanças climáticas. Segundo cientistas, elas aumentam a probabilidade de condições climáticas extremas em geral. Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, o país registrou o verão e o outono mais quentes em 60 anos, com várias cidades quebrando recordes.

Embora as temperaturas estejam subindo, isso não significa que a China deixará de ter experimentar períodos de clima muito frio.

Tags