A plataforma chinesa de estacionamento “Xiang Parking” completou uma rodada de investimento com dezenas de milhões de yuans, recebendo ainda mais de cem milhões de yuans em construções de apoio. Essa rodada de investimento visou acelerar a expansão do mercado e a formação de equipes.
O APP adota a estratégia “uma cidade, uma rede, uma plataforma”, sendo possível a utilização da plataforma pelos usuários para concluir pesquisas em tempo real, fazer reservas e pagamentos online dos estacionamentos em toda a cidade.
De acordo com Changping Li, fundador e presidente da empresa-mãe do APP, Zhong Ka Technology, mais de 20 cidades entraram em parceria com o APP, concedendo autoridade administrativa de mais de 100 mil vagas de estacionamento e, assim, atraindo milhões de usuários para as plataformas.
Um dos problemas que as cidades chinesas tem enfrentado é a proporção desequilibrada de carros e estacionamentos, com a baixa utilização dos espaços de estacionamento causando ainda mais dores de cabeça aos motoristas. Segundo o “Urban Smart Parking Index”, divulgado pelo grupo de consultoria iResearch, a taxa de disponibilidade de estacionamentos em Pequim, Xangai, Guangzhou e Shenzhen atingiu 44,6%, especialmente em estacionamentos subterrâneos. Muitas empresas de internet estão tentando solucionar esse dilema resolvendo a assimetria de informação, e a Xiang Parking é uma delas.
A Xiang Parking tem sua sede na cidade de Xiamen, com mais de 80 funcionários. A empresa planeja cobrir um total de pelo menos 50 cidades este ano, gerenciar 180 mil vagas de estacionamento franqueadas e integrar de 700 a 900 mil vagas. Changping Li prevê uma receita de mais de 100 milhões de yuans (R$ 73 milhões) neste ano.
Fonte: 36Kr.com