A Alibaba está em processo de lançamento de um aplicativo de vlog chamado “Cuyan”, que já está em fase interna de testes. Outra uma plataforma de vídeo chinesa, a iQiyi, lançou um app chamado “PAO”, revelado pelo site chinês 36Kr.
No início deste ano a iQiyi já havia lançado o app “Suike” com o objetivo de se igualar ao modelo de vídeos curtos do Youtube. O “PAO”, seu novo app, mantém o design e as funções originais do “Suike” com a diferença que ele foca nos vlogs, principalmente nos vlogs diários.
Diferente do iQiyi, o aplicativo da Alibaba enfatiza mais a interação entre usuários que compartilham interesses em comum, projetando uma funcionalidade chamada “Pick”. Essa funcionalidade é um termo popular da Internet entre os jovens chineses, que significa “apoio e curto”.
Atualmente, o mercado de vídeos de curta duração ainda é dominado pela Douyin (Tiktok) e Kuaishou (Kwai). Já a Bilibili, Watermelon e outras plataformas de vídeos de média duração também tentam tomar para si a fatia de mercado dos vlogs, estudando e melhorando o modelo do YouTube.
Segundo o pesquisa da iiMedia, o volume de vloggers na China foi de 126 milhões em 2018, número que deve crescer de forma constante em 2020, atingindo mais de 368 milhões. Os analistas da iiMedia acreditam que, com o apoio do 5G, a comunicação através de redes sociais passará a ser o mais básico na era do vídeo. Isso pode ajudar os vlogs a se transformarem em uma grande oportunidade para o mercado da Internet.
O que é o Vlog
Vlog é um tipo de blog, cujo nome completo é blog de vídeo ou log de vídeo. Ele enfatiza a produção e compartilhamento de vídeos com internautas em vez de textos ou fotos.
O primeiro vlog no YouTube apareceu em 2012. De acordo com os dados da Enciclopédia Baidu, até 19 de janeiro de 2018, a cada hora são produzidos 2000 vlogs no YouTube. O vlog tornou-se gradualmente um meio da geração jovem global de registrar seu cotidiano e se expressar. Com o rápido desenvolvimento das tecnologias 5G e IA em 2020, o modelo do YouTube continuará a atrair uma escala maior de público.
Fonte: www.36kr.com
Leia mais: CEO chinesa vende R$ 257 milhões em live