Tecnologia Economia

WeChat gera 29,6 milhões de empregos em 2019

O WeChat, mídia social mais popular da China, gerou 29,6 milhões de empregos em 2019 em seu ecossistema. Foram 26,01 milhões de oportunidades de empregos diretos, tendo um aumento de 16% em relação ao ano anterior, de acordo com o Relatório de Impacto no Emprego 2019-2020 do WeChat, publicado em maio pelo WeChat e pela Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicações (CAICT).

Só os mini programas WeChat, apps integrados no WeChat sem downloads adicionais, geraram 5,36 milhões de empregos, um aumento de 195% em relação ao ano anterior. Em 2019 as transações acumuladas resultaram em mais de R$ 659 bilhões (800 bilhões de yuans), aumentando 160% em relação a 2018.

De acordo com o relatório, jovens e estudantes universitários são a principal força de trabalho do ecossistema do WeChat. Mas o aumento do desemprego fez com que veteranos, trabalhadores migrantes, donas de casa, pessoas com deficiência, entrassem também para atividades comerciais proporcionadas pelo aplicativo. As mulheres representaram 47,5% do total.

Uma cidade na província de Shaanxi lançou o modelo “Association + WeChat Platform + the Disabled”, usando o WeChat para publicar informações sobre serviços, anúncios e comércios liderados por pessoas com deficiência. A iniciativa gerou uma receita acumulada de mais de R$ 494 mil (600 mil yuans), ajudando os deficientes a aumentarem sua renda.

Em 2019, os empregos relacionados ao ecossistema do WeChat aumentaram 156,6% ano a ano, incluindo operações comunitárias, de novas mídias, engenheiros de desenvolvimento de mini jogos, e trabalhos com mini programas. Durante a pandemia, o rápido crescimento das ocupações relacionadas a novas mídias, fez com que ficassem em primeiro lugar em comparação com outras novas funções.

Números do WeChat para o primero trimestre de 2020:

  • O número total de contas ativas mensais do WeChat atingiu mais de 1,2 bilhão
  • As contas públicas excederam 20 milhões
  • O número diário de transaçõs comerciais do WeChat Pay atingiu em média mais de 1 bilhão
  • Usuários ativos diários de miniprogramas excederam 400 milhões