Alibaba

Ações da Alibaba sobem após plano de reestruturação do grupo

Alibaba Group

As ações do Alibaba Group Holding subiram depois que o varejista chinês online informou que a divisão em seis grupos empresariais.

A reestruturação terá novos grupos empresariais: Cloud Intelligence Group, Taobao Tmall Commerce Group, Local Services Group, Cainiao Smart Logistics, Global Digital Commerce Group, e Digital Media and Entertainment Group.

Os grupos irão arrecadar fundos de maneira independente e se tornar públicos quando chegar a hora certa, informou a Alibaba. Cada uma será administrada por seu próprio chefe executivo e conselho de administração.

A reformulação é a mudança organizacional mais importante da Alibaba desde sua fundação há 24 anos, “para enfrentar melhor a concorrência do mercado”, segundo o presidente e chefe-executivo, Daniel Zhang, em um e-mail aos funcionários.

Após a reorganização radical, Alibaba se tornará uma empresa holding. Zhang permanecerá em seus postos, enquanto também servirá como CEO do Cloud Intelligence Group, assumindo o comando do Alibaba Cloud, da plataforma de mensagens de espaço de trabalho DingTalk, e do negócio de inteligência artificial da empresa.

O Taobao Tmall Commerce Group será liderado por Trudy Dai, membro fundador da Alibaba e presidente de sua seção de negócios domésticos de comércio digital. Yu Yongfu supervisionará o Grupo de Serviços Locais, que inclui a plataforma de navegação Amap e o serviço de entrega de alimentos.

O Global Digital Commerce Group verá Jiang Fan como seu CEO, gerenciando plataformas internacionais de comércio eletrônico, como AliExpress e Lazada.

Wan Lin servirá como CEO da Cainiao Smart Logistics, enquanto Fan Luyuan dirigirá o Grupo de Mídia Digital e Entretenimento, englobando a plataforma de vídeo Youku e a produtora de filmes Alibaba Pictures Group.

Ao melhorar sua eficiência operacional e otimizar os custos, o lucro líquido da Alibaba não-GAAP aumentou 12% para 49,9 bilhões de yuans (US$ 7,2 bilhões) nos três meses encerrados em 31 de dezembro, de acordo com seu último relatório de ganhos. A receita cresceu 2% para 247,8 bilhões de yuans (US$ 36 bilhões).

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: CN STOCK

Imagem principal: Fang Zhe/ Xinhua