Em março de 2021, a Baidu já havia lançado oficialmente o Apollo Park junto com o Distrito de Huangpu, na cidade de Guangzhou, tornando-o a primeira base de demonstração autônoma do sistema da China. Como umas das três principais paradas para o teste drive em veículos de sistemas autônomos, em julho desse ano, o Robotaxi foi oficialmente aberto ao público em Guangzhou, inaugurando o maior serviço de operação autônoma da cidade.
Até o momento, o Apollo já lançou o serviço de agendamento de corridas pelo aplicativo “Luobo kuaipao” em quatro cidades: Beijing, Changsha, Cangzhou e Guangzhou. Entre elas, Guangzhou atingiu mais de 237 paradas do Robotaxi e continua a crescer. O horário de funcionamento é das 09h30 às 23h00, e as linhas de paradas são hospitais, escolas, hotéis e escritórios. As linhas nesses locais têm o objetivo de oferecer o máximo de conveniência para os passageiros.
Robotaxi: 1,6 km em três minutos
Diferente dos carros tradicionais, a carroceria do Robotaxi é equipada com vários dispositivos de detecção, como: sensor LIDAR, câmera e ondas milimétricas, que são usados para detectar as condições da estrada ao redor. Durante a navegação, o Robotaxi pode atingir até 60 km/h.
Fonte: 21st Century Business Herald; A imagem refere-se o Robotaxi.
O painel eletrônico do carro, mostra a velocidade, o histórico do percurso e as condições que estão sendo enfrentado durante a corrida em tempo real. Durante toda a viagem, o passageiro só precisa seguir as instruções na tela eletrônica para completar todo o processo de forma autônoma.
Como o Robotaxi ainda está em um estágio de teste, todos os carros estão sendo acompanhado por um motorista como o agente de segurança. Além disso, segundo os repórteres, quando o percurso acaba, o painel registra a distância percorrida (1,6 km), o tempo usado (3 minutos), a parada inteligente (1), os sinais de faróis (1), e os carros melhor visibilidade durante a corrida (80 veículos).
Fonte: 21st Century Business Herald; A imagem refere-se o histórico de viagem registrado no painel digital
Robobus: sistema de navegação holográfica
Apesar do Robobus ter um design exterior e a construção interna idêntico ao ônibus normais. O Robobus é equipado com uma tela digital, que alerta os passageiros quantas paradas ainda faltam para o seu destino, o percurso, o tempo, a velocidade e a próxima parada. Além disso, durante a operação de teste para garantir a segurança da condução em situações inesperadas, o Robobus tem um agente de segurança igual o Robotaxi.
Fonte: 21st Century Business Herald; A imagem refere-se o Robobus.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome