Empreendedorismo

Para quem importa da China, o calendário das compras de Natal é agora

Para quem importa da China para vender no Brasil, o Natal não é em dezembro, é agora. Preparar-se com antecedência é fundamental para garantir que a mercadoria estará pronta para venda na temporada de Natal. Por isso, para compras de final de ano, a data ideal para importadores fazerem pedidos é entre julho e agosto.

Segundo Rodrigo Giraldelli, CEO da China Gate e consultor em importação há 20 anos, para vender mercadoria em dezembro, ou pelo menos 30 dias antes do Natal, é necessário fazer o pedido para os fornecedores chineses quatro meses antes, para que dê tempo de o produto ser fabricado, enviado para o Brasil, passar pelo desembaraço aduaneiro e transportado do porto até a loja ou fábrica dentro do território brasileiro. “Tem importadores que  fazem a conta errada no calendário, comprando da China muito tarde e, assim, acabam tendo pouco tempo para vender em datas sazonais como o Natal”, disse Giraldelli.

A partir do momento que o importador faz o pedido das mercadorias para a fábrica na China, conta-se 30 dias, em média, para fabricação e entrega, 60 dias para transporte até o Brasil e liberação das mercadorias no porto, e 30 dias para venda. Porém, é importante dizer, que os prazos não são rígidos. Há fornecedores chineses que entregam em 15 dias e há os que demoram até dois meses. “Para garantir que não haverá problemas, o melhor é iniciar o processo de importação com uma margem de folga, caso haja algum problema no meio do caminho”, afirmou Giraldelli.

Para fazer o planejamento perfeito, a China Gate oferece gratuitamente um passo a passo com um checklist de importação e um guia completo de importação, que podem ser baixados através dos links ou diretamente no site da China Gate.

Confira aqui:

Checklist do Importador

Guia Definitivo de Importação da China