Empreendedorismo Economia

CEO da Xiaomi, Lei Jun, encabeça lista de TOP 50 CEOs da Forbes China

No dia 15 de julho, a Forbes China divulgou em seu site a lista dos melhores CEOs do país. Lei Jun, da Xiaomi Group, lidera a lista, seguido de Wang Chuanfu da BYD, Fang Hongbo, da Midea, Wang Laichun, da Luxshare Precision, Dong Mingzhu da Gree, e Zhao Haijun, da SMIC.

A lista da Forbes China consiste em um total de 50 CEOs. O período de revisão para o desempenho de seus negócios começa de 2018 e a análise abrange as ações ordinárias, ações chinesas listadas na Bolsa de Valores de Hong Kong e no exterior.

A lista é feita com referência a indicadores financeiros básicos, como valor de mercado das empresas, faixa de preço das ações, lucro líquido e taxa de crescimento, ROA, ROE, entre outros, e tem a exigência de que as empresas listadas tenham dados financeiros de três anos entre 2018 e 2020.

A idade média dos 50 CEOs da lista é de aproximadamente 54 anos, dos quais 5 são do sexo feminino. Em comparação com o ano passado, o número de CEOs do ramo da internet diminuiu.

Dividindo por áreas, há 2 CEOs relacionados à medicina, 2 de equipamentos e suprimentos médicos e de saúde, 4 de empresas de biotecnologia relacionadas a vacinas, 2 de empresas de serviços médicos, totalizando 10 CEOs atuando no campo da saúde, o equivalente a 10% do total. Apenas dois CEOs de empresas de laticínios estão na lista, enquanto as indústrias de bebidas e suínos estão completamente ausentes.

Já a indústria de semicondutores mantém uma tendência ascendente, com Zhao Haijun e Liang Mengsong, da SMIC, marcando presença na lista.

 

Fonte: 21st Century Business Herald