Tecnologia

Huawei e SAIC Volkswagen fazem parceria e lançam “plataforma de simulação integrada”

No dia 7 de julho, no Fórum da Conferência de Infraestrutura de Dados de Fabricação Inteligente 2021 da Huawei, realizado em Xangai, a Huawei e a SAIC Volkswagen lançaram juntos a solução “plataforma de simulação integrada”. Essa é a primeira aplicação em grande escala de soluções semelhantes na indústria automotiva chinesa, aplicada em cenários da indústria automotiva e aeroespacial.

De acordo com as informações, a Huawei pretende fornecer infraestrutura L1 (computação, armazenamento e rede) para soluções de simulação e processamento de cenários de tecnologia de simulação CAE, como simulação de fluido, design eletromagnético, projeto de colisão, ruído e motor, para bibliotecas de comunicação L3, tudo para fornecer uma infraestrutura de dados poderosa para empresa automotiva, aeroespaciais e outras empresas.

Na pesquisa e desenvolvimento de automóveis, pesquisas aerodinâmicas e testes relacionados à mecânica dos fluidos são muito importantes, não só para minimizar a resistência do ar, mas também garantir que seja gerada força descendente aérea suficiente, de modo a trazer um melhor desempenho geral do veículo.

Por este motivo, o cálculo de simulação em grande escala da mecânica dos fluidos tornou-se uma ferramenta de P&D na indústria automotiva para obter o melhor design possível do produto. A inovação em P&D neste campo tornou-se uma das principais competições das principais montadoras.

Os cálculos de simulação precisam processar uma grande quantidade de dados em tempo real, de modo que o poder de computação e a capacidade de processamento de dados do sistema tenham altos requisitos, o que se tornou um importante cenário de aplicação para computação de alto desempenho. A computação de alto desempenho é amplamente utilizada nas áreas de mecânica dos fluidos e testes de colisão em pesquisa e desenvolvimento automotivo.

Seguindo a tendência geral de “hardware e software abertos”, o software CFD de código aberto representado pelo OpenFOAM está sendo usado cada vez mais. Para os fabricantes de automóveis, como conseguir a adaptação total do OpenFOAM e das plataformas de computação de alto desempenho se tornou uma consideração importante para os departamentos de P&D e de TI.

A Huawei fornece hardware de depuração e suporte técnico subjacente, enquanto a SAIC Volkswagen construiu o primeiro aplicativo de escala ARM HPC na indústria automotiva nacional. Concluída a adaptação completa do cluster de computação de alto desempenho da arquitetura Kunpeng 920 ARM e do software de fluido de código aberto OpenFOAM para alcançar o mesmo preço de hardware, o desempenho de computação aumentou em 30% e reduziu bastante o custo de licenças de software.

Depois que a plataforma de simulação de mecânica de fluidos de alto desempenho ficou online, a equipe de P&D da SAIC Volkswagen assumiu a liderança na aplicação em novos modelos, concluindo o desenvolvimento de arrasto aerodinâmico externo e ruído do vento, gerenciamento de água, ar condicionado e gerenciamento térmico do motor no aceitação da mecânica dos fluidos, e lançou o desenvolvimento baseado em layout de P&D Digital de código aberto de produtos de software.

 

Fonte: IT Home