Tecnologia

China é o segundo maior do mundo em desenvolvimento de Inteligência Artificial

O nível geral de desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA) da China está entre os melhores do mundo. A pontuação do índice de inovação de IA da China subiu do terceiro lugar em 2019 para segundo lugar em 2020, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Em 8 de julho de 2021, o “Relatório de Índice Global de Inovação de Inteligência Artificial 2021” foi postado no Fórum da Conferência Mundial de Inteligência Artificial, em conjunto pelo Instituto de Informação de Ciência e Tecnologia da China e a Universidade de Pequim.

O relatório conduziu uma avaliação sistemática do nível de inovação em IA de 46 países, incluindo países membros do G20, membros da EU e alguns países da Nova Rota da Seda.

 

Único país em desenvolvimento entre os 10 primeiros

A pesquisa mostra que a China teve um bom desempenho em termos de suporte básico, inovação de recursos, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e produção e aplicação, e todos os 4 indicadores de mais alto nível estão entre os dez primeiros.

As capacidades de inovação em Inteligência Artificial da China têm melhorado continuamente. Em 2019, a China ficou 3 pontos atrás da Coreia do Sul, ocupando o terceiro lugar; recentemente em 2020, a China está com 4 pontos de liderança em relação à Coreia do Sul. A China também é o único país em desenvolvimento que entrou no Top 10 do índice de inovação de inteligência artificial.

Quanto a pontuação geral, a China mantém uma certa vantagem em relação a outros países desenvolvidos como Coreia do Sul, Canadá, Alemanha, Reino Unido e Cingapura.

 

Fonte: IT Home