O 20º concurso internacional de robótica para estudantes universitários RoboMaster 2021, realizado entre dia 16 a 23 de maio, foi organizado pela Liga da Juventude Comunista de China (GTQ, sigla em inglês) e sediado pelo Beijing Institute of Technology (BIT, sigla em inglês) e pela Shenzhen DJI Innovation Technology Co., e realizado no ginásio de BIT.
O RoboMaster é uma competição internacional de inovação tecnológica, que atrai centenas de instituições de ensino superior em todo o mundo para se inscrever todos os anos, por meio da subversão da forma tradicional de competição, impacto audiovisual impressionante e estilo de competição feroz e dura, tornando-se uma plataforma global de robótica para jovens engenheiros.
Fonte: Diário do Povo; Economic Daily.
Depois de quatro dias de competição e de uma intensa competição de 71 partidas, as instituições que se classificaram com sucesso para as finais nacionais são:
- BIT;
- Dalian University of Technology (DLUT, sigla em inglês);
- North China Institute of Science and Technology (NCIST, sigla em inglês);
- Harbin Engineering University (HRBEU, sigla em inglês);
- China University of Petroleum – Beijing (CUPB).
As instituições que ficaram como as 4 melhores e que vão para baía de Shenzhen em agosto para participar do RoboMaster 2021 Internacional são:
- Dalian Jiaotong University (DJTU, sigla em inglês) em 1º lugar;
- Northeastern University (NEU, sigla em inglês) em 2º lugar;
- Harbin Institute of Technology (HIT, sigla em inglês) em 3º lugar;
- Taiyuan University of Technology (TYUT, sigla em inglês) em 4º
O concurso RoboMaster realizado pela DJI tem sido realizado com sucesso em 6 edições desde a sua criação em 2015 até o presente. Atraindo mais de 400 instituições nacionais e internacionais por ano, abrangendo mais de 20 países e regiões, o concurso exportou um total de mais de 45000 jovens talentos de engenheiros e obteve um total de mais de 100 autorizações de patentes. Os membros participantes, através da prática do torneio, apresentam anualmente cerca de 600 pedidos de patentes nacionais, tais como hardware, software e aparência.
Fonte: Diário do Povo; Economic Daily.
O responsável do setor de educação da DJI disse que espera no contexto do estratégico “Made in China 2025”, através da competição, oferecer mais talentosos em engenharia para a China, a sociedade, as empresas industriais. E contribuir com as forças da juventude para a construção de uma potência científica e tecnológica, promovendo mais avanços na tecnologia de robôs inteligentes.
Ao mesmo tempo, espera-se que jovens engenheiros busquem o máximo de uma imagem inovador e empreendedora. Divulgar ao público a beleza do conhecimento robótico e das técnicas de engenharia para inspirar mais indivíduos e grupos com sonhos científicos e tecnológicos a participar da inovação científica e tecnológica.
Segundo as informações, a partir deste ano, o setor de educação da DJI lançou a série RoboMaster júnior, que é uma nova exploração para o grupo de jovens após 5 anos de funcionamento do concurso internacional de RoboMaster para estudantes universitários. Pela primeira vez, a temporada final do RoboMaster reúne os seus eventos juvenis com os principais eventos das universidades.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Diário do Povo; Economic Daily