O Qingdao Metro Group informou que a China desenvolveu um sistema autônomo de operação de metrô que permite uma melhor conectividade entre os trens, segundo a mídia IThome e Xinhua divulgaram nesta segunda-feira (10).
De acordo com o relatório, o trem é capaz de realizar operação, proteção, regulação e condução totalmente autônoma, como se fosse equipado com “cérebro” e “olho”, permitindo a passagem de fase “automática” para a de “autônoma”.
O trem de Train Autonomous Circumambulate System (TASC, sigla em inglês) foi testado em três zonas da Estação de Wangjiagang à Estação Rodoviária de Jinggangshan da Linha 1 do metrô de Qingdao, cobrindo uma distância total de 4 km, com o trem rodando sem tripulação, dirigindo suavemente e parando com precisão.
De acordo com informações públicas, atualmente, o sistema Communications-Based Train Control (CBTC, sigla em inglês), sistema de controle e monitoramento do movimento dos trens baseado em comunicação interligada com a sinalização no campo, que é amplamente utilizado nas linhas de metrô não tripuladas no país e no exterior, permite a condução automática dos trens. O sistema autônomo de operação de trens, por sua vez, utiliza uma arquitetura “veículo-veículo”, na qual os trens podem interagir uns com os outros através de comunicação sem fio para conhecer diretamente a posição, velocidade e estado das linhas dos trens à frente, atenuando a dependência central.
(Fonte: IT Home; imagem mostra o interior o metrô)
Vale ressaltar que o sistema de funcionamento autônomo deste trem levou apenas 46 dias para completar todos os testes de interconexão da linha de teste, que foi realizado em conjunto por empresas nacionais como a CRRC Corporation Limited (CRRC, sigla em inglês), Shanghai Fuxin Intelligent Transportation Solutions Co. Ltd. (FITSCO, sigla em inglês), UniTTEC Co., Ltd. (UnniTTEC, sigla em inglês), Caltta Technologies Co., Ltd (Caltta, sigla em inglês).
Fang Shaoxuan, vice-diretor do comitê de equipamentos da China Association of Metros (CAMET, sigla em inglês), comentou que as vantagens do sistema autônomo de operação de trens são a estrutura simples, inteligente e confiável, operação e manutenção econômica, e operação mais segura.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome