Em fevereiro deste ano, as vendas de escavadeiras atingiram um recorde, superando cerca de 38% do recorde anterior de vendas mais altas de fevereiro. Nesse período, as vendas de escavadeiras nacionais foram de 24.562 unidades, um aumento de 255,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas destinadas à exportação foram de 3.743 unidades, um crescimento de 57,9% em relação ao ano anterior.
A taxa de crescimento das vendas internas é muito maior do que a taxa de crescimento das exportações, que também coincide com a situação do mercado de máquinas de construção nos últimos anos, o que mostra que a demanda interna (mercado chinês) ainda é forte e as exportações estão crescendo gradativamente.
De acordo com a entrevista da Securities Times com membros inseridos na indústria, eles acreditam que nos dois primeiros meses deste ano, as vendas de escavadeiras aumentaram significativamente. Por um lado, por causa da pandemia, durante janeiro-fevereiro de 2020, o isolamento social e o fechamento das empresas levaram a uma taxa base baixa na época, acumulando parte da demanda. Atualmente, com a vacinação da China ultrapassando bilhões de doses, e com a redução do impacto da pandemia, a demanda de máquinas de construção foi liberada originando o atual crescimento. Por outro lado, houve investimento intensos de grandes projetos de construção totalizando cerca de 3 trilhões de yuans.
(Fonte: STCN; Wind)
As vendas de caminhões pesados estabeleceram um novo recorde pelo 11º mês consecutivo
Como um dos indicadores de observação de dados econômicos, as vendas de caminhões pesados nos primeiros 2 meses de 2021 também superaram as expectativas do mercado.
Ao entrar em 2021, um grande número de projetos de infraestrutura, incluindo ferrovias, rodovias e metrôs, foram intensamente iniciados em todo o país, o que pode ser uma grande vantagem para máquinas de construção.
De acordo com os dados da plataforma cvworld, em fevereiro de 2021, as vendas do mercado chinês de caminhões pesados foram de 112.000 unidades, ou seja, 198% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro-fevereiro, as vendas acumuladas da indústria de caminhões pesados forame de 295.400 unidades, um aumento de 92% em relação ao mesmo período do ano anterior, e um crescimento líquido de mais de 140.000 unidades.
Vale ressaltar que as vendas de caminhões pesados estabeleceram um novo recorde histórico pelo 11º mês consecutivos, mais de 20.000 unidades a mais do que o recorde anterior de 86.400 unidades em fevereiro de 2017.
Fonte: Zaker; STCN (Securities Times)