Tecnologia Economia

China continua sendo a maior depositária de pedidos de patentes internacionais em 2020

No dia 2 de março, a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), com sede localizada na Genebra, Suíça, publicou o novo relatório sobre patentes internacionais. Segundo o relatório, em 2020 houve um aumento na quantidade de pedidos de patentes internacionais apresentados na OMPI. Em 2019, a China ultrapassou os EUA em quantidades, tornando-se o maior solicitante de patentes internacionais, e em 2020 continuou sendo a principal depositária.

O relatório aponta que, em 2020, os pedidos de patentes internacionais aumentaram 4%, atingindo 275.900 solicitações, o maior número já registrado. A China cresceu 16,1%, com 68.720 solicitações, é a campeã mundial. O país é seguido pelos EUA, que apresentou 59.230 pedidos de patentes internacionais. Japão, Coreia do Sul e Alemanha ocupam o terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente.

Os dados do relatório refletem a tendência global de inovação. Em 10 anos, a porcentagem de pedidos de patentes internacionais depositados pelos países e regiões da Ásia aumentou de 35,7% para 53,7%. Desde “Tratado de Cooperação em matéria de Patentes” (PCT, na sigla em inglês) da OMPI, que entrou em vigor em 1978, os EUA sempre lideraram no ranqueamento. Em 2019, pela primeira vez, a China ultrapassou os EUA e tornou-se a maior depositária mundial de pedidos de patentes internacionais.

No entanto, afetados pela pandemia de Covid-19, houve uma queda de 0,6% nos pedidos de registros de marcas internacionais apresentados na OMPI em 2020, atingindo a quantidade de 63.800 solicitações, também é o primeiro decrescimento desde a crise econômica mundial entre 2008 e 2009. Os pedidos de registros de design de produtos industriais (desenho industrial) sofrem a primeira queda desde 2006, reduzindo 15%, resultando em 18.580 solicitações.

O relatório da OMPI mostra que, nos últimos dez anos, a taxa de crescimento de pedidos de patentes internacionais já superou a do PIB mundial. A empresa chinesa Huawei é a maior solicitante por quatro anos consecutivos. Entre as dez faculdades com maior quantidade de pedidos, cinco são chinesas. Do ponto de vista da área, a tecnologia computacional ocupa a maior proporção de pedidos de patentes internacionais, seguida pela comunicação digital e tecnologia médica.

 

 

Fonte: 21st Century Business Herald