A Academia Chinesa de Ciências, calculou que 9 dos TOP 20 principais portos do mundo são da China, e o desenvolvimento do transporte de contêineres da China continua sendo o centro e a base para um desenvolvimento global estável. Segundo os dados do Ministério dos Transportes da China, os portos do país completaram 14,5 bilhões de toneladas de carga acumulada em 2020, 4,3% acima de 2019, e o superávit comercial da China cresceu 27,4% naquele ano.
A produção de contêineres em 2020 no Porto de Xangai, também o primeiro da lista, atingir um novo recorde mesmo em um ambiente internacional desfavorável, liderando o mundo pelo 11º ano.
De acordo com o “Relatório estimativo dos TOP20 portos de conteineres do mundo”, divulgado pela Academia Chinesa de Ciências em setembro de 2020, no ano passado a China ainda era responsável sete dos 10 principais portos de contêineres, porém o resultado foi maior que a estimativa feita no relatório.
Segundo a imagem, os dados acentuados na cor vermelha são os portos chineses, na qual são representados respectivamentes por:
Porto de Xangai (4350 TEUs);
Porto Ningbo Zhoushan (2872 TEUs), situada na província de Zhejiang;
Porto de Shenzhen;
Porto de Guangzhou;
Porto de Qingdao, situada na província de Shandong;
Porto de Tianjin;
Porto de Hong Kong;
Porto de Xiamen (1141 TEUs), situada na província de Fujian;
Porto de Kao hsiung; situada em Taiwan.
Fonte do gráfico: Ministério de Transporte da China; Alphaliner; dydata
Fonte: Dydata; Qianzhan