A China lançou com sucesso um novo satélite de telecomunicações móveis do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China, na quarta-feira, 20.
O satélite Tiantong 1-03 foi lançado às 00h25 (horário de Pequim) por um foguete porta-aviões Longa Marcha-3B e entrou na órbita planejada com sucesso.
(Lançamento do foguete carregado com o satélite Tiantong 1-03)
Tiantong-1 é um sistema de comunicação móvel via satélite desenvolvido e construído de forma independente pela China. Ele consiste em um segmento espacial, segmento terrestre e terminal de usuário.
Desenvolvido pela Academia de Tecnologia Espacial da China, o satélite Tiantong 1-03 estabelecerá uma rede móvel com instalações terrestres para fornecer serviços de comunicação móvel estáveis e confiáveis em qualquer clima, como voz, mensagem curta e dados para usuários em China e seus arredores, como o Oriente Médio, a África e outras regiões relacionadas, bem como a maioria das áreas marítimas no Oceano Pacífico e Oceano Índico.
O lançamento de quarta-feira foi o 358º da série de foguetes Longa Marcha e também o primeiro lançamento espacial do país em 2021.
(Lançamento do foguete carregado com o satélite Tiantong 1-03)
Fonte: Xinhua News Agency