Economia

9 objetivos político da Conferência Central de Trabalho Econômico da China

A Conferência Central de Trabalho Econômico foi realizada em Pequim entre 16 e 18 de dezembro. A Conferência observou que, após cinco anos de trabalho contínuo, a China fez novas conquistas históricas no desenvolvimento econômico e social, e os principais objetivos e tarefas do 13° Plano Quinquenal foram concluídos. A Conferência enfatizou que 2021 tem importância especial no processo de modernização e construção na China.

A 21caijing organizou os principais elementos da conferência nos últimos três anos e concluiu seguintes mudanças da China no ano de 2020:

 

  1. A base da recuperação econômica ainda não está consistente, necessitando manter a economia operando dentro de uma faixa razoável

As estatísticas base da economia da China ainda estão baixas devido ao choque da pandemia e a estimativa do crescimento econômico de cerca de 8% em 2021 está baseado em números cardinais baixos. A taxa de crescimento de 8% não estaria consistente, pois alguns economistas estimam a taxa de crescimento econômico potencial da China em torno de 5,5% em 2021-2025.

No próximo ano, a situação econômica mundial ainda é grave e complexa, a recuperação é instável e desequilibrada, e os vários tipos de riscos derivados do impacto da pandemia não devem ser ignorados.

  1. As políticas macro da China devem manter continuidade e não devem ser feito curvas bruscas na posição política

No processo de integração da prevenção e controle da pandemia com o desenvolvimento econômico e social, a economia chinesa se recuperou constantemente: o PIB anual caiu 6,8% no primeiro trimestre, cresceu 3,2% no segundo trimestre e 4,9% no terceiro trimestre. Após a recuperação do crescimento macroeconômico, os participantes do mercado também estão preocupados e discutindo a saída das políticas convencionais.

Esta conferência apontou que as macro políticas devem manter continuidade, estabilidade e consistência no próximo ano. Devemos continuar a implementar uma política fiscal ativa e uma política monetária prudente, manter o apoio necessário para a recuperação econômica e operar a política de forma mais precisa e eficaz, sem reviravoltas bruscas, e assegurar o tempo e a eficácia das políticas. Contra um cenário de recuperação econômica inconsistente, a macro política não se contrairá e permanecerá em um certo nível.

  1. Necessidade de maior consistência na política fiscal

Na conferência foi apontado que a política fiscal deve ser qualitativamente mais eficaz e consistente, os gastos devem ser moderados, a segurança financeira precisa ser aumentada para as principais atividades nacionais, tomar a iniciativa de promover a inovação científica e tecnológica, acelerar a reestruturação econômica e regular a distribuição de renda, solucionar o risco de dívidas implícitas dos governos locais, e os órgãos públicos devem compilar os orçamentos.

  1. Manter a política monetária estável, flexível, racional e em nível moderado.

Foram propostos que uma política monetária estável deve ser flexível e precisa, racional e moderada. Racional e moderado significa o nível de liquidez do mercado, e precisa implicar nas inovações e reformas da política monetária que impactam diretamente em economias físicas.

Recentemente, Liu Guoqiang, vice-diretor do Banco Central da China, apontou que o próximo passo é melhorar as estratégias sazonais da política monetária no nível macro; e melhorar o sistema de ferramentas estruturais da política monetária no nível micro. Por exemplo, para áreas-chave e elos fracos da economia nacional que precisam de apoio a longo prazo, devemos aumentar ainda mais os investimentos, explorar e estabelecer um mecanismo de longo prazo que alcance diretamente a economia física e fluir o canal de transmissão de liquidez do sistema financeiro para a economia física.

  1. Estabilizar a alavancagem da macro economia e combater todos os tipos de negligência de dívidas.

Um relatório divulgado pelo Laboratório Nacional de Finanças e Desenvolvimento mostra que a taxa de alavancagem da macroeconomia aumentou em 27,7% nos três primeiros trimestres de 2020, passando de 245,4% no final de 2019 para 270,1%. A taxa de alavancagem aumentou em todos os setores, com as taxas de alavancagem dos setores corporativo, residencial e governamental aumentando em 12,7%, 8,4% e 6,5%, respectivamente.

Foi apontado que devem ser mantidas a escala da oferta de dinheiro e de financiamento social para corresponder à taxa nominal de crescimento econômico, e a taxa de alavancagem macroeconômica deve ser mantida relativamente estável.

Em termos de riscos financeiros, a reunião mencionou especificamente a resolução de dívidas ocultas e a negligência de dívidas. Deixou claro que o sistema jurídico do mercado obrigacionista deve ser melhorado e que todos os tipos de negligência de dívidas devem ser combatidos.

  1. Continuar a combater a especulação imobiliária e resolver os problemas de moradia nas grandes cidades

A conferência propôs que a moradia está relacionada com o bem-estar das pessoas. Foi estipulado a necessidade de definir que as casas sejam para morar – e não para especular –  pois, muitas pessoas compram residências para deixar parada e vender ou alugar no futuro quando o mercado oferecer preços mais altos. Foi determinado que seja promovido o desenvolvimento estável e saudável do mercado imobiliário, levando em conta as condições locais e adotando múltiplas medidas.

Considerando as expectativas e estimativas relativamente fortes da ascensão do mercado imobiliário em algumas cidades, existe a possibilidade de apertar a regulamentação de algumas cidades a fim de manter a estabilidade do mercado imobiliário.

  1. Fortalecer o antimonopólio e prevenir a expansão desordenada do capitalismo

O antitruste tecnológico já é um fenômeno global, com gigantes tecnológicos formando monopólios que podem cobrar preços mais altos através da influência em detrimento dos consumidores. Essas empresas privadas controlam o comércio eletrônico, conteúdo e comunicações, ingerindo os lucros de outras indústrias e reduzindo a concorrência, sufocando a inovação. A China precisa de inovações tecnológicas, porém não é aceito inovação desordenada ou mesmo arbitragem regulatória.

Propuseram que o Estado deveria apoiar o desenvolvimento inovador das empresas, aumentar a competitividade internacional e apoiar o desenvolvimento conjunto das economias públicas e privadas, enquanto regulamenta o desenvolvimento e melhora as leis digitais.

Devem ser melhoradas as normas legais para determinação de monopólio, coleta de dados e gestão de uso e proteção dos direitos do consumidor para as empresas. As regulamentações devem ser reforçadas, a capacidade regulatória deve ser aumentada e as práticas monopolísticas e desleais de concorrência devem ser firmemente combatidas. A inovação financeira deve ser realizada sob a premissa de uma regulamentação prudencial.

  1. Ajustar a reforma de demanda e sua gestão

Propuseram que a linha principal da reforma estrutural da oferta deveria ser fortemente controlada, com ênfase na gestão do lado da demanda, fluir os pontos de bloqueios, consertando deficiências, interligando a produção, distribuição, circulação e vendas, formando um nível mais alto de equilíbrio dinâmico no qual a demanda puxa a oferta e a oferta cria a demanda, melhorando a eficácia geral do sistema econômico nacional.

  1. Implantação de oito tarefas para o próximo ano

O próximo ano será o início do 14º Plano Quinquenal e, embora a conferência tenha se concentrado no trabalho econômico de curto prazo, também deu atenção às questões de longo prazo, com foco na construção de um novo padrão de desenvolvimento econômico.

A conferência propôs oito tarefas em torno deste objetivo estratégico, a quantidade de tarefas é a maior em três anos, incluindo o fortalecimento das forças científicas e tecnológicas nacionais, o aumento da capacidade de controle independente da cadeia de fornecimento industrial, expansão da demanda doméstica e a solução dos problemas agrícolas em semente e da terra fértil.

 

 

Fonte: 21 caijing