A Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviço em nuvem da gigante de tecnologia americana Amazon, aumentará seu investimento no crescente mercado de computação em nuvem na China e acelerará seus passos para oferecer mais serviços em nuvem em uma tentativa de promover a transformação digital e atualização de empresas chinesas. Além disso, a empresa ajudará as multinacionais a entrar no mercado chinês.
O tamanho do mercado da indústria de computação em nuvem da China é enorme, mas o segmento ainda está no seu início, disse Gu Fan, gerente-geral de gestão de produtos e estratégia de entrada no mercado da AWS China, acrescentando que tem grande confiança na tecnologia em nuvem do país no mercado de serviços.
“Vimos que algumas empresas chinesas de internet e startups de rápido crescimento nas áreas de saúde, educação e mídia têm demandas crescentes por serviços em nuvem. A AWS está empenhada em ajudar empresas chinesas a digitalizar e inovar suas operações, bem como acelerar a transformação de negócios tradicionais”, disse Gu Fan.
Ele acrescentou que um grupo crescente de empresas domésticas usa a infraestrutura global e os serviços de nuvem da AWS para capacitar seu impulso de globalização e torná-los mais ágeis com custos mais baixos.
Gu Fan disse que a AWS irá acelerar o estabelecimento de mais serviços em nuvem na China para atender a demanda dos clientes chineses e fornecer soluções personalizadas para o mercado chinês. A empresa lançou mais de 150 serviços e recursos de computação em nuvem no país no primeiro semestre.
“É digno de nota que durante a pandemia de COVID-19, a conferência online, o teletrabalho e a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos impulsionaram o crescimento dos negócios da AWS, levando mais empresas a terem acesso a serviços em nuvem e se tornarem digitais”, acrescentou Gu.
A China é uma das maiores áreas de negócios da AWS. Ela criou a região AWS China (Pequim), operada pela Beijing Sinnet Technology Co Ltd, em 2016, e a região AWS China (Ningxia), operada pela Ningxia Western Cloud Data Technology Co Ltd, em 2017.
A AWS agora oferece mais de 175 serviços completos, como computação, armazenamento, bancos de dados, rede, análise, robótica, aprendizado de máquina e inteligência artificial de 77 zonas de disponibilidade em 24 regiões geográficas ao redor do mundo.
“A AWS está estabelecendo um ritmo agressivo no mercado global de inovação em nuvem e expansão global. Na China, também tem acelerado seus investimentos na região. Isso está efetivamente permitindo que os construtores de empresas na China impulsionem empresas adaptáveis em escala maciça”, disse Charlie Dai, analista principal da Forrester, consultoria em estratégia de negócios e economia.
Segundo a Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de serviços de nuvem pública na China atingiu 68,9 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 50,25 bilhões) em 2019, um aumento de 57,6% em relação a 2018. Espera-se que o mercado cresça rapidamente nos próximos três anos e alcance 230,7 bilhões de yuans até 2023.
Fonte: Chinadaily