As duas maiores plataformas de transmissão de jogos ao vivo da China, Douyu e Huya, divulgaram nesta quarta-feira (11) seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2020. Em termos de receita, tanto o Douyu como o Huya mostraram uma forte capacidade de criação de valor:
A receita do terceiro trimestre do Douyu aumentou 37% em relação ao ano anterior para 2,55 bilhões de yuans (R$ 2,09 bilhões), com lucro líquido (cálculo não-GAAP) de 98,72 milhões de yuans (R$ 81,07 milhões), um aumento de 36,8% em relação ao ano anterior.
A receita da Huya, por outro lado, aumentou 24,3% em relação ao ano anterior para US$ 2,81 bilhões (R$ 2,31 bilhões), enquanto o lucro líquido (cálculo não-GAAP) foi de 361 milhões de yuans (R$ 296,45 milhões), um aumento de 75,0% em relação ao ano anterior.
Há um mês, Douyu e Tiger Teeth chegaram a um acordo de fusão do tipo incorporação e espera-se que seja concluída no primeiro semestre de 2021. Naquele momento, Douyu se tornará uma subsidiária privada de propriedade total da Huya e será retirada da lista de Nasdaq. A nova empresa após a fusão terá 67,5% das ações detidas pela Tencent, que se tornará a controladora definitiva da empresa.
Segundo o relatório contábil, a receita combinada da Douyu e Huya no terceiro trimestre atingiu 5,36 bilhões de yuans (R$ 4,40 bilhões), com um lucro líquido (cálculo não-GAAP) combinado de 470 milhões de yuans (R$ 386 milhões).
Em termos de usuários, no terceiro trimestre, o total de usuários ativos mensais da Douyu foram 194 milhões, 18,6% a mais que no ano anterior; os usuários ativo mensal da plataforma móvel atingiu 59,6 milhões, 14,4% a mais que no ano anterior. Entre eles, o número de assinantes trimestral aumentou 12,7% em relação ao ano anterior para 7,9 milhões.
Em contraste, os usuários ativos mensais da Huya foram 172,9 milhões, 18,3% a mais que no ano anterior, os usuários ativos mensais da plataforma móvel foi de 74,2 milhões, 16,3% a mais que no ano anterior, e os assinantes trimestrais foram 6 milhões, 13,2% a mais que no ano anterior.
O crescimento contínuo de usuários também impulsionou o aumento da receita de live-streaming. Durante o exercício do relatório, a receita de Douyu oriundos da live streaming foi de 2,345 bilhões de yuans (R$ 1,93 bilhões), 41,3% a mais que no ano anterior, respondendo por mais de 92% da receita total, enquanto a receita da Huya oriundos da live streaming foi de 2,657 bilhões de yuans (R$ 2,18 bilhões), 23,2% a mais que no ano anterior, respondendo por mais de 94% da receita total.
Além da receita do live-streaming, todas as outras receitas da Douyu e Huyao vieram de publicidade e outros negócios, com os dois registrando receitas de 198 milhões de yuans (R$ 162,59 milhões) e 158 milhões de yuans (R$ 129,75 milhões) no terceiro trimestre, respectivamente.
Fonte: 21caijing