Economia

China apresenta novas regras de desinfecção para importação de alimentos de tipo frio

A principal autoridade de saúde da China emitiu novas diretrizes sobre desinfecção geral para alimentos importados de tipo frio.

O edital, divulgado nesta segunda-feira, exigia que órgãos governamentais organizassem e implementassem o trabalho de desinfecção preventiva para realizar todo o processo de controle e rastreabilidade em malha fechada, de forma a minimizar o risco de importação do novo coronavírus por meio de alimentos congelados importados.

A Comissão Nacional de Saúde também listou responsabilidades detalhadas para departamentos de alfândega, transporte, saúde, supervisão de mercado e regulamentação.

O aviso dizia que os alimentos importados de tipo frio serão desinfetados em áreas como inspeção portuária, transporte, embalagem e armazenamento, atacado e varejo, antes de entrarem em contato com pessoas na China.

O documento afirma que as embalagens internas e externas de containers de alimentos importados de tipo frio, bem como seus veículos de carregamento, precisam ser desinfetados. Os produtos importados com resultados de teste positivos devem ser devolvidos ou destruídos de acordo com os regulamentos.

A unidade de implementação de desinfecção deve manter registros detalhados do trabalho de desinfecção, incluindo a data, pessoal, localização, objeto de desinfecção, nome do desinfetante, concentração e duração da ação, etc., e as informações e registros relevantes devem ser mantidos por pelo menos dois anos, conforme edital.

Além disso, os operadores de produção de alimentos são obrigados a obter um certificado de desinfecção emitido pela unidade de desinfecção para produtos alimentícios importados da cadeia de frio, e quaisquer produtos sem certificação não podem ser vendidos.

No setor de transporte doméstico, o departamento de transporte deve supervisionar e orientar as empresas de logística da cadeia de produtos frios para verificar rigorosamente os documentos de desembaraço aduaneiro e implementar medidas como desinfecção de veículos de transporte, embarcações e outros equipamentos de transporte de carga e proteção pessoal do pessoal da linha de frente.

Embora a pandemia esteja basicamente sob controle na China, novos casos de infecção de alimentos importados da rede de produtos frio surgiram nos últimos meses.

Fonte: Pandaily