A principal plataforma chinesa de entretenimento musical online Tencent Music Entertainment (NYSE: TME) divulgou, recentemente, seu relatório financeiro não auditado para o segundo trimestre, encerrado em 30 de junho de 2020. Os dados mostram que a receita da Tencent Music aumentou 17,5%, em comparação ao ano anterior, para 6,93 bilhões de yuans (R$ 5,43 bilhões). O lucro líquido foi de 939 milhões de yuans (R$ 736 milhões), um aumento de 1,2% comparado ao ano anterior.
Os serviços de música online e entretenimento social foram os que mais contribuíram para a receita da Tencent Music, com entretenimento social respondendo por quase 70%, alcançando 4,71 bilhões de yuans (R$ 3,69 bilhões), um aumento de 8,6% no comparativo anual. Isso também significa que karaokê online e serviços de lives ainda são a principal fonte de receita da Tencent Music. Além disso, os serviços de música online também aumentaram 42,2%, de 1,56 bilhão de yuans (R$ 1,22 bilhão) em 2019 para 2,22 bilhões de yuans (R$ 1,74 bilhão) neste ano.
Além disso, a Tencent Music está constantemente expandindo seu novo cenário de negócios. No dia 23 de abril, a Tencent Music lançou oficialmente seu novo produto de áudio longo (“Kuwo Changting”), visando o mercado de alto potencial de áudio longo (podcasts, audiobooks etc.). De acordo com dados da iiMedia Consulting, o número de usuários no mercado de áudio online da China atingiu 489 milhões em 2019. Estima-se que, em 2020, o número de usuários de áudio online na China chegará a 542 milhões.
No entanto, o custo da receita da Tencent Music tem aumentado continuamente, chegando a 4,76 bilhões de yuans (R$ 3,68 bilhões) este ano, um aumento de 20,3% comparado ao ano anterior. A Tencent Music afirmou que isso se deveu, principalmente, ao aumento do investimento em novos produtos e produtos de conteúdo.
Embora o custo esteja aumentando, a taxa de pagamento dos serviços ainda não é satisfatória. O relatório financeiro mostra que o número de assinantes pagantes de música online da Tencent Music no segundo trimestre alcançou 47,1 milhões, um aumento de 51,9% no comparativo anual. Embora a taxa de pagamento tenha aumentado de 4,8% no mesmo período do ano passado para 7,2% neste ano, ainda é bastante baixa se comparada com o Spotify, que está perto de 50%.
Acordo com a Universal Music
A Tencent Music também anunciou que fez outro acordo de cooperação com a Universal Music. As duas partes renovaram um contrato de licenciamento de direitos autorais por vários anos, e estabelecerão uma marca musical de joint venture. A grande concorrente da Tencent Music, NetEase Cloud Music, também anunciou que chegou a um acordo de cooperação de licenciamento com a Universal Music, quase ao mesmo tempo. Os dois lados também irão cooperar em produtos musicais, serviços e publicidade.
Em maio de 2017, a Tencent Music assinou uma cooperação de direitos autorais exclusiva com a Universal Music por três anos. Como a Universal fez parceria com a Tencent Music e a NetEase Cloud Music, a era dos direitos autorais exclusivos da Tencent chegou ao fim.
Leia também: Tencent propõe fusão de gigantes de lives de jogos Douyu e Huya
Fonte: Time News
Fonte da foto: Tencent Music Entertainment