O governo chinês determinou que neste ano de 2020, será dada prioridade máxima à Saúde Pública da China, com a reforma do setor de saúde e das leis relacionadas à essa área. A decisão foi anunciada nas Duas Sessões, as reuniões mais importantes da política da China, e que servem para o governo dar as diretrizes de quais setores receberão mais atenção e investimentos.
Para as empresas estrangeiras que estiverem atentas à isso, será muito mais fácil ter sucesso no mercado chinês. Um conceito interessante de ressaltar é o “guoqing”. A palavra se refere à adaptação às características locais, às necessidades específicas do mercado, às circunstâncias especiais do país.
Isso tem a ver com a cultura chinesa, com o gosto dos chineses e também com as políticas públicas implementadas pelo governo. Entender o guoqing é crucial para as empresas entregarem produtos com qualidade, valor e convenientes para atrair os consumidores chineses. Além disso, vai evitar que a empresa estrangeira queira impôr um padrão que não se encaixa no estilo e gosto chinês.
Estar atento ao guoqing é acompanhar as transformações na China e pensar em como determinados setores ou empresas podem se beneficiar. Um exemplo é a intensificação dos cuidados com saúde devido ao coronavírus. A doença fez crescer nos chineses o desejo por produtos e serviços que melhorem a saúde. No caso do Brasil, o própolis é muito apreciado pelos chineses, pelos seus efeitos de aumento da imunidade.
Outro exemplo é o envelhecimento da população chinesa, que gerou a necessidade de mais produtos e serviços que atendam a essa parte dos consumidores. Empresas que têm produtos de cuidados de saúde para idosos, poderão ganhar espaço.
Algo não tão recente, mas que tem muito potencial para crescer nos próximos anos é o mercado de produtos infantis. Em outubro de 2015, o governo eliminou a política do filho único, permitindo que casais tenham dois filhos. Com o envelhecimento da população e o desequilíbrio na pirâmide etária da China, o governo intensificará o incentivo para que os casais tenham mais de um filho, e com isso aumentará a demanda por itens para crianças.
Desde 2018, a China realiza a CIIE (China International Import Expo), uma feira para promover produtos estrangeiros no mercado chinês. Empresas que estudam as características específicas da China, têm mais chances de acertar ao oferecer aquilo que é apropriado para o público chinês.
Leia mais: Governo chinês apresenta metas econômicas alcançadas em 2019