Tecnologia Economia

33 empresas chinesas terão acesso limitado a produtos e serviços nos EUA

O Departamento de Comércio dos EUA anunciou que 33 empresas e instituições chinesas terão acesso limitado à compra de produtos e serviços no país. Elas serão incluídas na “Lista de Entidades”. Entre as companhias estão a Qihoo 360 Technology, Instituto Harbin de Tecnologia, CloudWalk Technology, NetPosa, entre outras. O anúncio foi feito no dia 22 de maio.

A inclusão na “Lista de Entidades” dos EUA inevitavelmente causará prejuízos às empresas relacionadas. A CloudWalk Technology, desenvolvedora chinesa de software de reconhecimento facial lamentou a resolução e alegou que teria realizado planos para lidar com seus efeitos. A CloudWalk foi fundada em 2015 e é uma das “AI Four Tigers” (Quatro Tigres da Inteligência Artificial, em tradução literal).

O software antivírus e navegador Qihoo360, no entanto, criticou a resolução e a chama de “ação irresponsável” de politizar negócios e pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico.

Várias instituições de valores mobiliários, incluindo Everbright Securities, BOC Securities, Hengtai Securities, também comentaram a decisão. Eles acreditam que a supressão dos EUA poderia causar impacto a curto prazo, mas, a médio e longo prazo, poderia impulsionar o desenvolvimento da indústria de tecnologia da China.

Huawei também já apareceu na Lista

O Departamento de Comércio dos EUA já havia adicionado a Huawei e 70 subsidiárias à “Lista de Entidades” para controle de exportação. De acordo com o Sina.com, a Huawei informou que, um ano após ser colocada na “lista”, aumentou seu investimento em P&D em cerca de 30%. Além disso, reescreveu mais de 60 milhões de linhas de código, desenvolveu mais de 1.000 novas placas e voltou a fornecer e suprir materiais, o que levou a sua falha em alcançar os planos de negócios.

A Huawei declarou que, mesmo se o suprimento de um grande número de elementos técnicos industriais se tornar insustentável, a companhia continuará comprometida com o cumprimento das leis e regulamentos. A empresa afirmou também que cumprirá suas obrigações contratuais com clientes e fornecedores.

Leia mais: Alibaba investe R$ 8 bilhões em AIoT para expandir ecossistema Tmall Genie

Fonte: Sina.com.cn