A China realizou nesta sexta-feira (13) o primeiro voo tripulado de “táxi aéreo” em área urbana de Chengdu, na província de Sichuan. O teste, com uma aeronave eVTOL, durou cerca de cinco minutos e integrou os planos do governo local para iniciar a fase prática da economia de baixa altitude na região.
Segundo o IT Home, o voo foi conduzido pela Sichuan Low-Altitude Economy Company. O presidente da empresa, Long Zhiyu, participou da operação como passageiro. O teste validou a segurança da aeronave e sua adaptação ao espaço aéreo urbano.
Além disso, Jing Xuefeng, diretor do Estúdio de Economia de Baixa Altitude da Zona de Desenvolvimento Econômico de Jinjiang, informou que Bailuwan acelera a construção do “Smart Flight Center”, com início das operações previsto para 2026. O projeto prevê a criação de um centro de transporte urbano tridimensional, com serviços de pouso e decolagem, planejamento de dados, suporte à operação e manutenção, além de aplicações para diferentes cenários de uso.
Segundo Jing, a partir do voo de verificação, o distrito de Jinjiang pretende ampliar a infraestrutura e a operação do centro de voos inteligentes. O plano inclui, por um lado, o avanço da exploração comercial da economia de baixa altitude e, por outro, a integração desse setor com áreas verdes, planejamento urbano e espaços de consumo. No médio prazo, com a implantação comercial do eVTOL, serviços como “táxis aéreos” urbanos devem entrar em operação e ampliar as opções de transporte na cidade.
Fonte: IT Home


Adicionar Comentário