O maior app de entrega de comida da China, Meituan Dianping, teve uma receita bruta equivalente R$ 12,8 bilhões (16,8 bilhões de yuans) no primeiro trimestre, representando uma queda de 12,6% em relação ao ano anterior. O montante de perdas operacionais foi de R$ 1,3 bilhão (1,7 bilhão de yuans), aumentando 31,6% ano a ano.
O relatório financeiro do primeiro trimestre divulgado em 25 de maio, mostra que apesar de a empresa ter se preparado para atenuar as perdas causadas pela pandemia do coronavírus, o impacto foi mais grave do que o esperado.
Um ano e meio após a sua listagem, em 2019, a receita da Meituan estava prestes a passar 100 bilhões de yuans, tornando-se finalmente lucrativa. No primeiro trimestre deste ano, no entanto, a empresa sofreu um prejuízo líquido de R$ 168 milhões (220 milhões de yuans).
Compondo a maior parte da receita total da Meituan, a receita do serviço de entrega de alimentos foi de R$ 7,3 bilhões (9,5 bilhões de yuans) no primeiro trimestre, uma queda de 11,4% comparado ao ano anterior. A receita de viagens e serviços hoteleiros foi de R$ 2,4 bilhões (3,1 bilhões de yuans), diminuindo 31,1% em relação ao ano anterior.
Alguns novos serviços como entrega expressa local, entrega de alimentos frescos, compartilhamento de carros, entre outros, alcançaram receita de R$ 3,2 bilhões (4,2 bilhões de yuans), aumentando 4,9% em relação ao ano anterior.
O aumento do preço das ações da Meituan após a divulgação do relatório, no entanto, transmitiu um sinal positivo aos investidores. Segundo o Huxiu.com, devido à pandemia, 790 mil novos motoboys entraram no setor de entregas. Entre o final de janeiro e o final de março, 457 mil deles se tornando empregados. Os novos serviços da Meituan podem ajudar a companhia a continuar consolidando sua posição de liderança no mercado.
Sobre Meituan
Como a principal plataforma chinesa de e-commerce para serviços, a Meituan opera apps conhecidos na China, incluindo Meituan, Dianping, Meituan Waimai, Mobike e outros. De acordo com seu site oficial, a Meituan oferece mais de 200 categorias de serviços. Entre eles: serviços de catering, entrega sob demanda, serviço de aluguel de carros, compartilhamento de bicicletas, reservas de hotéis e viagens, emissão de bilhetes para filmes e outros serviços de entretenimento e estilo de vida, abrangendo 2800 cidades e condados em toda a China.
Até o final de dezembro de 2019, o número total de usuários de transações anuais da Meituan alcançou 450 milhões, com 6,2 milhões de comerciantes ativos na plataforma. O número médio de transações dos usuários foi 27,4.
A Meituan Dianping (código de ações: 3690.HK) foi oficialmente listada na Bolsa de Valores de Hong Kong Limited (HKEX) no dia 20 de setembro de 2018. Até 30 de março de 2020, seu valor de mercado ultrapassava US$ 60 bilhões, sendo classificada como a terceira das empresas de Internet listadas na China e oitava no mundo.
Leia mais: Meituan entra em negócio de compartilhamento de carregador portátil
Fonte: www.huxiu.com