Empreendedorismo

A empreitada do café no mercado chinês

A cultura do chá na China é milenar. O país não possui uma tradição cafeeira como o Brasil. O modelo chinês de negócios de café é basicamente o de experimento da “cultura de cafeteria”. No entanto, com a entrada de marcas internacionais como a Starbucks, o mercado parece estar cada vez mais ativo, acompanhado de um rápido crescimento dos consumidores de café. Cafeterias independentes tornaram-se uma das operações comerciais individuais preferidas pelos jovens, especialmente nas cidades de primeiro nível.

Segundo dados do Qcc.com, houve um aumento na abertura de empresas de café entre 2015 e 2019. Até o momento existem 262 mil empresas de café na China, das quais 154 mil ainda estão em operação. Quanto à distribuição geográfica, a província de Guangdong possui o maior número de empresas de café na China, com um total de 58,6 mil. As províncias de Yunnan e Jiangsu ocupam o segundo e o terceiro lugar com 18,5 mil e 15,2 mil, respectivamente. Vale ressaltar que Yunnan produz quase 99% do café chinês e há muito tempo fornece grãos de café pequenos para a Starbucks, Nestlé e outras grandes fábricas.

De acordo com a Luckin Coffee, o consumo de café per capita da China em 2018 foi de 6,2 xícaras (em 2019, atingiu cerca de 7,2 xícaras), sendo ainda relativamente baixo se comparado a países desenvolvidos como a Alemanha e os Estados Unidos.

No entanto, dentre as startups de café, aquelas com um capital social de mais de R$ 41,8 milhões eram apenas 27,7 mil, bastante raras em comparação com as 245,9 mil com menos de 5 milhões de yuans que representam 93,8% de todas as empresas de café.

A Luckin Coffee, uma das mais conhecidas marcas chinesas de café de varejo, foi criada em 2017 e em apenas três anos alcançou ótimos resultados, ambiciosamente pretendendo desafiar a Starbucks. Recentemente, no entanto, caiu em uma crise de confiança de investidores e consumidores por causa de um escândalo financeiro.

Preços e pandemia

Afetados pela pandemia, os preços do café aumentaram em vez de cair. Em Março deste ano o preço a termo do café subiu para US$ 1,29 por libra-peso, um aumento de 30% em relação a Fevereiro. Os consumidores que acumularam desesperadamente mantimentos são os principais fatores do aumento líquido na demanda de café. Em 2017 a produção nacional de café alcançou 147,2 mil toneladas, ocupando a 12ª posição no mundo.

A China está entrando no estágio de rápido desenvolvimento do mercado cafeeiro. Embora o mercado se mostre promissor e a abertura de uma cafeteria pareça fácil, essa é uma indústria que exige alto reconhecimento da marca.

Fonte: https://www.sina.com.cn/