Empreendedorismo

Novos negócios em meio à pandemia: o mercado de “refeições em grupo”

Ter refeições com segurança e tranqüilidade, durante a pandemia, tornou-se uma preocupação para as empresas chinesas que retomaram as atividades de trabalho. Embora as empresas tomem medidas para evitar o risco de infecção em larga escala, os governos locais também têm incentivado que as empresas organizem a entrega de alimentos para seus funcionários e sirvam as refeições individualmente.

Como conseqüência, um novo modelo de entrega de comida “estilo de refeição em grupo” está se tornando um sucesso na China. É descrito como um tipo de serviço de catering voltado para grandes organizações, empresas, escolas, conferências. É um serviço que busca atender à demanda de grandes quantidades de refeições, com serviços de entrega em vez de se utilizar de restaurantes físicos.

O aumento dramático da demanda fez com que muitas empresas de catering que lutavam durante a pandemia voltassem a ter esperanças. Em meados de Fevereiro, a Meituan e a Ele.me,  as mais populares plataformas de entrega de alimentos, já colaboravam com governos locais e parques industriais para lançar serviços de entrega de refeições em grupo, sem contato. Algumas marcas de catering realizaram mais da metade de suas vendas totais graças a pedidos originários de empresas.

A SF Express, especializada em serviços de entrega expressa de alta qualidade da China, também está entrando no mercado de alimentos. Por mais agressiva que tenha sido na exploração de diferentes produtos e mercados, a SF Express lançou recentemente uma nova plataforma, chamada “Feng Shi”, para fornecer alimentos especialmente para empresas.

Até o momento já se registraram mais de 100 empresas conhecidas de catering na plataforma. Tendo ouvido reclamações sobre o alto custo de uso da plataforma Meituan, a SF decidiu ajustar a estratégia. Passou o foco para o nível de serviço do que em preços baixos. Mas agora entrou no “jogo dos preços” com outras plataformas de alimentos ao oferecer registro gratuito, baixo custo de uso, vendas especiais com altos descontos e até a possibilidade de reembolso de dinheiro com um programa de indicações.

Mercado de “refeições em grupo”

O enorme mercado de “refeições em grupo” surgiu. De acordo com o site chinês Huxiu, a escala do mercado chinês de refeições em grupo atingiu 1,5 trilhão de yuans em 2019, representando 33,23% de todo o mercado de catering. Se espera que a escala aumente 12,67% em 2020, devendo chegar a 1,69 trilhão de yuans, com a proporção do mercado aumentando para 35,65%. Estima-se aproximadamente que o volume de refeições em grupo seja cerca de 6 vezes o número de pedidos de comida on-line.

a SF conta com uma forte rede de entrega expressa e capacidades dos canais para experimentar constantemente com serviços inovadores e ajustar estratégias de acordo. Começando com lojas de conveniência, prateleiras automatizadas, entrega de alimentos frescos e logística inteligente. Além disso, há serviços financeiros, clusters industriais e até varejo de comércio digital transfronteiriço. Diante das novas oportunidades, será que a SF conseguirá derrotar a Meituan e a Ele.me para, desta vez, ser a líder no mercado de entrega de alimentos?

Fonte: https://www.huxiu.com/