Empreendedorismo

Fabricantes de celulares da China miram segmento premium em expansão global

Celulares da China
Fonte da imagem: OPPO/ Handout via Xinhua

Os fabricantes chineses de smartphones estão acelerando sua expansão para o Sudeste Asiático, Europa, América Latina e África. Com dispositivos que agora competem diretamente com os das gigantes Apple e Samsung, aliados a uma forte capacidade de produção, essas empresas estão apostando nos segmentos intermediário e premium como principais áreas de crescimento.

Desde o ano passado, um número crescente de fabricantes tem enviado equipes para explorar esses mercados. Além do já conhecido Sudeste Asiático, América Latina e Europa também estão se tornando focos de investimento.

“No ano passado, fui ao Brasil quatro vezes”, disse Billy Zhang, presidente de marketing, vendas e serviços internacionais da Oppo, ao Yicai. “Passei muito tempo em aviões, viajando do Sudeste Asiático para a América Latina e, de lá, para a Europa, pulando de cidade em cidade.”

A Oppo planeja investir mais recursos em mercados com alta demanda por smartphones intermediários e premium, como Europa e América Latina. “Acredito que, em regiões onde Samsung e Apple dominam atualmente, haverá oportunidades significativas de crescimento para o nosso negócio”, afirmou Zhang.

Após resolver sua disputa de patentes com a finlandesa Nokia, a Oppo está confiante em seu crescimento na Europa. “Neste ano, focaremos ainda mais no desenvolvimento do mercado europeu”, acrescentou Zhang. A estratégia da empresa na região terá como prioridade três mercados principais: Alemanha, Espanha e Itália. A meta da fabricante, sediada em Dongguan, é consolidar sua presença nesses países nos próximos três anos.

Enquanto isso, a Honor anunciou em janeiro sua entrada no mercado da Indonésia por meio de uma parceria estratégica com a Erajaya, maior varejista de dispositivos móveis e eletrônicos do país.

A decisão de ingressar na Indonésia foi tomada com cautela, afirmou Li Jing, chefe da região do Pacífico Sul da Honor. Atualmente, os smartphones intermediários e premium representam cerca de 15% do mercado indonésio, com um potencial de vendas estimado em 5 milhões de unidades. No momento, Apple e Samsung dominam esse segmento, mas a Honor pretende conquistar parte desse espaço.

Os fabricantes chineses estão reduzindo a distância em relação à Apple, especialmente em áreas como fotografia, desempenho do sistema e experiência em jogos. Em algumas dessas categorias, as marcas da China já assumiram a liderança tecnológica e estão confiantes para competir diretamente com Apple e Samsung, disse um diretor de tecnologia de uma grande fabricante chinesa. Ele destacou que sua empresa pretende elevar os investimentos nos mercados internacionais este ano.

A concorrência imposta pelos fabricantes chineses tem pressionado as gigantes do setor. Em 2023, por exemplo, a participação da Samsung no mercado indonésio caiu de 59% no primeiro trimestre para 48% no terceiro, segundo Zhu Jiatang, analista sênior da consultoria Canalys. A Apple também viu sua fatia encolher, de 10% para 9% no mesmo período, enquanto a participação combinada das marcas chinesas saltou de 31% para 43%.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global