Economia

Comércio exterior da China registra crescimento de 4,9% nos primeiros 11 meses de 2024

Comércio exterior da China 2024
Fonte da imagem: Zhang Ailin/ Xinhua

Dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas da China, em 10 de dezembro, mostram que o valor total das exportações e importações do país alcançou RMB 39,79 trilhões nos primeiros 11 meses deste ano, representando um aumento de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado. As exportações totalizaram RMB 23,04 trilhões, um crescimento de 6,7%, enquanto as importações somaram RMB 16,75 trilhões, um avanço de 2,4%.

No mês de novembro, o volume total de exportações e importações foi de RMB 3,75 trilhões, um crescimento de 1,2% em relação ao mesmo período de 2023. As exportações apresentaram alta de 5,8%, enquanto as importações registraram uma queda de 4,7%.

Apesar de desafios como conflitos geopolíticos, incertezas econômicas e instabilidades globais, o comércio exterior da China manteve crescimento mensal consecutivo por oito meses. Contudo, o ritmo de expansão desacelerou em novembro devido a esses fatores externos.

Produtos de alta tecnologia e agrícolas impulsionam crescimento

Nos primeiros 11 meses de 2024, os produtos eletromecânicos de alta tecnologia e valor agregado representaram quase 60% do total das exportações da China, consolidando sua importância no comércio exterior. Destaque para o crescimento significativo das exportações de containeres (+108,7%), navios (+65,3%) e motocicletas (+24,8%).

Os produtos agrícolas chineses também tiveram forte desempenho no mercado internacional. As exportações de frutas secas e frescas, nozes, vegetais e cogumelos e bebidas alcoólicas aumentaram 22,2%, 11,4% e 7,5%, respectivamente, refletindo a crescente aceitação global desses itens.

No campo das importações, houve aumento na quantidade de produtos energéticos (+6,3%) e minerais (+4,3%). Além disso, o valor das importações de peças de aeronaves cresceu 13,7%, enquanto os componentes eletrônicos registraram alta de 10,5%.

Entre os agentes comerciais, 682.000 empresas participaram ativamente do comércio exterior no período. As empresas privadas lideraram, com crescimento de 8,7% nas exportações e importações, consolidando sua posição como os maiores agentes comerciais do país. Já as empresas de investimento estrangeiro registraram um aumento mais modesto, de 1,1%.

O papel de políticas estratégicas

Nos primeiros 11 meses de 2024, o comércio exterior da China apresentou crescimento sólido em mercados tradicionais e emergentes. As exportações e importações para parceiros comerciais tradicionais como a União Europeia, os Estados Unidos e a Coreia do Sul aumentaram 1,3%, 4,2% e 6,3%, respectivamente.

Simultaneamente, o comércio com países que participam da Iniciativa “Cinturão e Rota” registrou um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2023. Destaque para o crescimento de 8,6% nas transações com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Além disso, o fluxo comercial com mercados emergentes teve um desempenho expressivo, com aumentos de 7,9% nas exportações e importações para a América Latina e de 4,8% para a África.

Fonte: news.china.com.cn