Cientistas chineses identificaram novas evidências da possível existência de um oceano em Marte há 3,5 bilhões de anos, com base em dados analisados pela sonda chinesa Zhurong. Um artigo publicado recentemente na revista “Scientific Reports”, da Springer Nature, aponta que depósitos rochosos na superfície marciana podem ter se originado de um antigo oceano, fortalecendo a hipótese sobre a presença de água no passado do planeta.
O artigo afirma que a sonda Zhurong, que pousou em Marte em maio de 2021, vem analisando os sedimentos da superfície na Planície Norte, uma vasta área de baixa altitude no hemisfério norte do planeta. Estudos anteriores já indicavam que o material nessa região poderia ter se originado de inundações e sedimentos oceânicos, reforçando a hipótese de um antigo oceano em Marte.
Os autores do estudo, Wu Bo, da Universidade Politécnica de Hong Kong, e Dong Jie, do Instituto de Engenharia Ambiental de Satélites de Pequim, analisaram dados da sonda Zhurong e de orbitadores e identificaram características topográficas únicas na Planície Norte de Marte, incluindo sulcos e canais de sedimentação semelhantes a zonas costeiras. Essas formações sugerem que um evento de inundação pode ter ocorrido há cerca de 3,68 bilhões de anos, criando um oceano temporário que teria congelado e desaparecido por volta de 3,42 bilhões de anos atrás.
Como a Terra e outros planetas do Sistema Solar, Marte se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos, e os cientistas têm procurado a localização do grande volume de água que existia em Marte.
Segundo Wu Bo, a hipótese da existência de um oceano antigo em Marte tem sido proposta e estudada por décadas, mas ainda existe muita incerteza. Essa descoberta não apenas fornece mais evidências para apoiar a teoria do oceano marciano, mas também discute pela primeira vez seu possível processo de evolução.
No entanto, os autores do artigo alertam que os dados de medição in situ da sonda Zhurong não podem ser usados como evidência direta da existência de um oceano antigo.
Fonte: zaobao.com.sg