Cientistas chineses descobriram um novo tipo de mineral em uma amostra lunar trazida de volta pela missão lunar Chang’e-5, que contém água em sua estrutura molecular.
Evidências sugeriram a presença de água ou gelo de água na superfície da lua, principalmente na forma de grupos hidroxila. Agora, cientistas do Instituto de Física da Academia Chinesa de Ciências encontraram um mineral hidratado com até seis moléculas de água cristalina.
De acordo com um estudo publicado recentemente na revista Nature Astronomy, as moléculas de água representam cerca de 41 por cento da massa total.
Essa descoberta lançou luz sobre uma forma real de moléculas de água e amônio na superfície da lua, disseram os cientistas.
A estrutura e a composição do mineral se assemelham muito às de um mineral encontrado perto dos vulcões da Terra. O estudo confirma que a contaminação terrestre ou o escape de foguetes não são a fonte deste hidratado.
Essa descoberta revelou uma forma potencial em que as moléculas de água podem existir na superfície lunar: sais hidratados. Ao contrário do gelo de água volátil, esses hidratos são muito estáveis em regiões de alta latitude da lua, mesmo em áreas iluminadas pelo sol.
Os pesquisadores disseram que essa descoberta abre novas possibilidades para o futuro desenvolvimento e utilização dos recursos hídricos lunares.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Xinhua