A implementação da política de troca de veículos usados começou a surtir efeitos no mercado chinês. Sob a influência da política de incentivo à troca, na primeira quinzena de agosto, as vendas reais da SAIC-GM-Wuling cresceram 30% em relação ao mesmo período do mês anterior e 25% em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento das vendas de veículos elétricos foi ainda mais forte, com a família do modelo Bingo apresentando uma alta de 87% em relação ao mês anterior e 73% em comparação com o ano passado.
Em 21 de agosto, o Centro de Informações sobre o Mercado de Veículos de Passageiros da China divulgou dados recentes que mostraram que, de 1 a 18 de agosto, o varejo do mercado de automóveis de passageiros novos atingiu 907 mil unidades, um aumento de 8% em relação ao ano passado e um crescimento de 16% em relação ao mês anterior.
A política teve um efeito ainda mais positivo sobre os veículos elétricos, com o varejo do mercado de veículos de passageiros elétricos atingindo 490 mil unidades de 1 a 18 de agosto, um aumento de 58% em relação ao ano passado, superando o crescimento de 36% registrado até agora neste ano, e um aumento de 27% em relação ao mesmo período do mês anterior.
No final de julho, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e o Ministério das Finanças publicaram um documento intitulado “Medidas para Apoiar a Atualização e Substituição em Larga Escala de Equipamentos e a Troca de Produtos de Consumo Usados”, que dobrou os padrões de subsídio para o sucateamento de automóveis. Consumidores individuais que trocarem veículos a combustão com padrão de emissão nacional de nível 3 ou inferior, ou veículos elétricos registrados nas datas antes de 30 de abril de 2018, e comprarem um veículo elétrico, receberão um subsídio de compra no valor de RMB 20 mil. Aqueles que comprarem um veículo a combustão com cilindrada de 2,0 litros ou menos receberão um subsídio de compra no valor de RMB 15 mil.
Dados indicam que, após a implementação da política, os concessionários iniciaram atividades promocionais. Os dados de vendas dos concessionários em várias regiões mostram que a política teve um grande impacto na demanda por novos carros em locais como Shandong e Henan. Um concessionário do sistema Yantai Hengfeng da SAIC-GM-Wuling afirmou que os dados de vendas reais na primeira quinzena de agosto na sua área cresceram 125% em relação ao mês anterior, estabelecendo um novo recorde mensal para 2024, com um aumento de 225% em relação ao mesmo período do ano passado.
Comparado aos veículos a combustão mais econômicos, o plano favorece mais as trocas de veículos antigos por veículos elétricos, e os fundos relacionados devem apoiar um crescimento de vendas de 1,1 milhão de veículos de nova energia em 2024, além de impulsionar as vendas anuais de veículos de nova energia na China para mais de 10 milhões unidades este ano.
Fonte: yicai.com