Este é um resultado da melhoria do nível de saúde da população recém-nascida da China – em comparação com 5 anos atrás, a taxa de mortalidade infantil com menos de 5 anos de idade e a taxa de mortalidade de crianças causadas por doenças congênitas diminuíram em mais de 30% em todo o país, e a incidência de doenças congênitas graves que causam deficiências, como problemas no tubo neural e síndrome de Down, diminuíram em cerca de 23%.
Por trás da queda dos dados de defeitos congênitos na China, estão os dados crescentes de exames e triagens: a porcentagem de exame de pré-natal em todo o país atingiu 96,9%, a taxa de triagem pré-natal durante a gravidez atingiu 91,3%, e as taxas de triagem de doenças metabólicas hereditárias e deficiência auditiva neonatal chegaram a 98%.
Shen Haiping, diretora do Departamento de Saúde Materna e Infantil da Comissão Nacional de Saúde, informou que atualmente, a triagem de doenças metabólicas hereditárias neonatais é amplamente realizada em todo o país, na esperança de detectar precocemente crianças com fenilcetonúria. Se essas crianças receberem leite em pó especial a tempo, pode reduzir efetivamente os danos na inteligência, até atingir o nível normal na maioria delas.
Além disso, a triagem de deficiência auditiva neonatal pode identificar precocemente crianças com problemas auditivos, e através do diagnóstico precoce, intervenção precoce e reabilitação precoce, como a instalação de aparelhos auditivos, implante de cocleares e treinamento da linguagem, pode reduzir efetivamente a ocorrência de “surdez” e “mudez”.
Melhorar a taxa de conhecimento da prevenção e controle entre a população em idade fértil, fortalecer o controle preventivo dos fatores de risco, padronizar a triagem pré-natal e o diagnóstico pré-natal, promover a triagem e o diagnóstico de doenças neonatais e o tratamento. Focando em várias etapas, a estratégia de prevenção e controle integrada de defeitos congênitos da China continua a avançar passo a passo, e a capacidade de prevenção e controle continua a melhorar.
De acordo com o “Plano de Aumento da Capacidade de Prevenção e Controle de Defeitos Congênitos (2023-2027)” emitido pela Comissão Nacional de Saúde, a China também deve acelerar a construção de uma cadeia de prevenção e controle mais completa que cubra os residentes urbanos e rurais e abranja as etapas de pré-casamento, pré-natal, neonatal e infantil.
De acordo com esse plano, até 2027, um número de defeitos congênitos graves que causam morte e deficiência serão efetivamente controlados, e as taxas de mortalidade infantil causadas por defeitos congênitos e de crianças com menos de 5 anos de idade em todo o país serão reduzidas para abaixo de 1,0‰ e 1,1‰, respectivamente.
Fonte: gov.cn