As escolas chinesas estão aos poucos reabrindo. A volta às aulas, porém, não aconteceu em todo o país devido às preocupações de haver uma segunda onda de infecções pelo novo coronavírus. Nas cidades de Pequim e Xangai, por exemplo, algumas escolas reabriram no dia 27 de abril. As instituições que retomaram as atividades têm adotado uma preparação reforçada de prevenção. Veja abaixo como as escolas estão controlando a disseminação do vírus entre estudantes.
1) Uso de tecnologia
- Os alunos devem passar na frente de câmeras que fazem a leitura da face e a checagem de temperatura. Câmeras detectam a temperatura corporal dos estudantes e apontam na tela do computador.
- Totens aferem a temperatura do pulso. Os alunos devem encostar o pulso em um totem e esperar o resultado da temperatura.
2) Alunos monitorados
- Os estudantes com temperatura acima de 37°C são levados para uma área separada, e os casos são reportados para as autoridades de saúde.
- Os estudantes devem usar álcool em gel ou lavar as mãos com frequência.
- É obrigatório o uso de máscara todo o tempo.
- Os estudantes devem evitar fazer grupinhos.
- Os estudantes entram por portões específicos e preparados para fazer a triagem.
3) Sala de aula
- Todas as salas de aula devem ser bem arejadas.
- Álcool em gel, máscaras e luvas estão em toda parte.
- As salas de aula e áreas comuns são desinfetadas após o turno escolar.
- Algumas escolas adotaram o distanciamento fisico entre os estudantes, montando salas de aula improvisadas em quadras e ginásios, com as carteiras separadas para evitar aglomeração.
- Na hora da refeição, enquanto um aluno come, o outro espera usando máscara. Essa medida tem como objetivo evitar contaminação na hora do lanche.
Fonte: XinhuaNews
Foto reprodução: XinhuaNews