Segundo informações do Sexto Instituto da China Aerospace Science and Technology Corporation, o sistema de propulsão do satélite de teste de tecnologia de navegação lunar, Tiandu-2, está funcionando normalmente, fornecendo um controle de órbita de alta precisão para a nave espacial ao redor da Lua. Isso marca a primeira aplicação bem-sucedida do sistema de propulsão de micropropulsão de amônia líquida no campo da exploração espacial profunda e também a primeira aplicação em órbita de um tanque de armazenamento impresso em 3D na China.
O sistema de propulsão do Tiandu-2 adota um tanque de armazenamento de liga de alumínio impresso em 3D integrado. A equipe de pesquisa superou várias tecnologias-chave, permitindo não apenas a instalação altamente integrada de todos os componentes no tanque, mas também a conexão entre os componentes através de canais impressos em 3D no interior do tanque, eliminando a necessidade de conexões de tubulação e reduzindo significativamente o tempo de desenvolvimento e os custos.
Esse projeto altamente integrado do sistema de propulsão tem grandes perspectivas no mercado comercial de voos espaciais e estabelece uma base sólida para futuras missões de produção em massa e lançamento em rede de pequenos satélites.
Fonte: photo.china.com.cn
Imagem principal: Pu Xiaoxu/ Xinhua