O “Relatório de Tendências de Viagens Femininas na China de 2024”, recentemente divulgado pela Tongcheng Travel, mostra que a disposição das mulheres em consumir turismo cultural é significativamente maior do que a dos homens, com 55,4% das usuárias femininas consumindo mais de duas vezes por ano, em comparação com 44,5% dos usuários masculinos.
Desde março, várias plataformas e agências de viagens têm se unido a destinos e atrações turísticas para lançar promoções exclusivas para mulheres. De acordo com informações de várias plataformas, a demanda de viagens das mulheres está se tornando mais diversificada e fragmentada, e as preferências de consumo de turismo cultural variam de acordo com diferentes faixas etárias.
Além de ter uma frequência de consumo relativamente maior, as mulheres geralmente são as líderes na reserva de viagens em cenários de viagens em grupo, como viagens em família.
A análise relacionada ao consumo de turismo cultural prevê que os principais pontos de consumo de turismo cultural para mulheres em 2024 se concentrarão principalmente em dez temas, incluindo zoológicos, montanhas, rios, locais históricos, vilas antigas, parques de diversões, entre outros, o que é basicamente consistente com anos anteriores.
Em termos de faixa etária, as preferências de consumo de turismo cultural das mulheres nas faixas etárias cujas nascidas nos anos 80 e 90 se concentram mais em áreas temáticas adequadas para viagens em família, como zoológicos e parques de diversões, enquanto as mulheres nascidas nos anos pós 2000 tendem a preferir temas adequados para viagens individuais, com amigas ou em casal, como eventos e outras atividades de lazer fragmentadas. Além disso, algumas consumidoras que buscam qualidade de viagem e experiências personalizadas estão muito interessadas em explorar destinos “de nicho”.
O Dia Internacional da Mulher deste ano caiu perto do final de semana, tornando-se uma ótima oportunidade para viagens fora de alta temporada. Muitos moradores estão transformando os finais de semana em viagens românticas próximas. De acordo com dados do Meituan e Dianping, até 2 de março, as reservas antecipadas de viagens (incluindo hospedagem, ingressos para atrações turísticas, transporte, etc.) de 8 a 10 de março aumentaram cerca de 90% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um pequeno pico de viagens, e as reservas continuam aumentando. Cerca de 65% das reservas são feitas por mulheres. Beijing, Chengdu, Xangai, Guangzhou, Chongqing e outras cidades lideram em termos de popularidade.
Fonte: news.dayoo.com
Imagem principal: Chen Xinbo/ Xinhua