A Mobile World Congress de 2024, inaugurada em Barcelona, na Espanha, em 26 de fevereiro, conta com a presença de cerca de 300 empresas chinesas, incluindo China Mobile, China Telecom, Huawei, Honor, ZTE, Xiaomi, iFlytek, entre outras. As empresas compartilharam as mais recentes inovações e soluções da indústria de comunicações, atraindo grande atenção de todos os presentes.
Desde produtos de 3D sem óculos que integram a tecnologia 5G com inteligência artificial, laptops com tela transparente, até carros inteligentes e aplicativos de inteligência artificial generativa, os produtos e ideias tecnológicas apresentados pelas empresas chinesas foram muito impressionantes.
A ZTE lançou o novo tablet Nubia 5G+ com inteligência artificial e tecnologia 3D sem óculos. Independentemente do uso para filmes, jogos, redes sociais ou streaming, o dispositivo permite a conversão em tempo real de 2D para 3D com um simples toque, atraindo muitos visitantes interessados em experimentar.
O carro elétrico Xiaomi SU7 também foi um dos produtos em destaque no estande da Xiaomi. O presidente da Xiaomi, Lu Weibing, afirmou que os produtos automotivos da Xiaomi completaram o ciclo completo da plataforma de ecossistema “Pessoa-Carro-Casa”, integrando dispositivos pessoais, produtos domésticos inteligentes e veículos, criando um ecossistema super inteligente centrado nas pessoas.
Além disso, as empresas chinesas apresentaram suas mais recentes tecnologias e produtos inovadores em torno de temas aquecidos como inteligência artificial e integração transversal de comunicações.
A Lenovo Group lançou a mais recente combinação de dispositivos de inteligência artificial e infraestrutura e soluções, exibindo o mais recente conceito de produto, o notebook Lenovo ThinkBook com tela transparente. Este computador combina objetos físicos com informações digitais usando tecnologia de inteligência artificial para criar conteúdo único para o usuário, e seu design transparente permite que o dispositivo se integre naturalmente ao ambiente circundante.
A iFlytek lançou vários aplicativos baseados em inteligência artificial generativa e aprendizado profundo, abrangendo serviços empresariais, marketing inteligente, residências inteligentes e muitos outros cenários, direcionando-se diretamente para cenários de uso empresarial e de consumo, focando em resolver os problemas operacionais das empresas e na vida dos usuários.
Vitalidade tecnológica
“Observo que as empresas chinesas estão se destacando no palco”, disse Luigi Gambardella, presidente da Associação Digital Europa-China, enfatizando que sem a participação ativa das empresas chinesas, o Mobile World Congress não poderia verdadeiramente refletir sua natureza e essência global.
Mats Granryd, presidente da GSMA, organizadora do Mobile World Congress, disse à agência de notícias Xinhua que as empresas chinesas participantes demonstraram “um poder tecnológico de primeira linha e de vanguarda”.
Granryd afirmou que a China tem investido recursos significativos em tecnologias de comunicação de ponta, inteligência artificial e integração transversal de comunicações, e que as empresas chinesas de tecnologia dinâmica estão impulsionando ativamente o desenvolvimento de tecnologias digitais de próxima geração. Ele espera que “esses esforços continuem a render frutos abundantes”.
O diretor de marketing da Associação Global de Sistemas de Comunicação Móvel, Lara Dewar, afirmou que a China está emergindo com uma grande quantidade de inovações. “Cerca de 300 empresas chinesas participaram da exposição para mostrar suas conquistas inovadoras. É incrível que elas possam estar aqui”, disse.
A era digital convoca a cooperação internacional
Cui Li, diretor de desenvolvimento da ZTE, afirmou em entrevista que a empresa espera visitar o evento para entender as últimas tendências do setor, trocar ideias com parceiros do setor e estabelecer parcerias estratégicas com novos e antigos amigos, tornando-se pioneira na era digital.
Zhao Ming, CEO da Honor, destacou que uma estratégia central para o desenvolvimento global da Honor é combinar os recursos da cadeia industrial chinesa com a inovação global e criar uma ressonância. “Quando usamos a capacidade da cadeia industrial chinesa, temos a capacidade e o valor de apresentar essa situação. Na verdade, em Barcelona, apresentando esse status, disse Zhao. A Honor está ativamente criando um ecossistema aberto, segundo Zhao, “através da promoção da cooperação aberta, traremos novas experiências inteligentes para os consumidores.”
Alex Katouzian, vice-presidente sênior global da Qualcomm, respondeu à visão de cooperação aberta e expressou o desejo de que os parceiros continuem a se desenvolver e inovar na plataforma da Qualcomm. Katouzian disse: “A cooperação aberta é benéfica para a indústria, e é algo que a Qualcomm valoriza. Acreditamos que a inovação tecnológica tornará nossas relações de parceria ainda mais próximas, e esse modelo de cooperação nos permitirá alcançar um potencial ilimitado.”
Fonte: xinhuanet.com