No final de 2023, o saldo dos empréstimos de longo prazo em moeda chinesa e estrangeira para a indústria na China atingiu RMB 21,83 trilhões, com um aumento de 28% em relação ao ano anterior. O crescimento foi 17,9 pontos percentuais mais alto do que o de outros tipos de empréstimos e 1,5 ponto percentual mais alto do que o final de 2022.
De acordo com o relatório estatístico de empréstimos das instituições financeiras divulgado pelo Banco Popular da China, no final de 2023, o saldo dos empréstimos de longo prazo para a indústria pesada atingiu RMB 18,62 trilhões, com um aumento de 28% em relação ao ano anterior, o que representa um aumento de 2,5 pontos percentuais em comparação com o final do ano anterior.
Já o saldo dos empréstimos de longo prazo para a indústria leve foi de RMB 3,2 trilhões, com um aumento de 27,9% em relação ao ano anterior, representando uma diminuição de 4,6 pontos percentuais em comparação com o final do ano anterior.
O relatório também indica que os empréstimos de longo prazo para o setor de serviços e infraestrutura na China mantiveram um crescimento considerável em 2023. No final do ano, o saldo dos empréstimos de longo prazo em moeda nacional e estrangeira para o setor de serviços atingiu RMB 61,48 trilhões, com um aumento de 12,4% em relação ao ano anterior, representando um aumento de 1,2 ponto percentual em comparação com o final do ano anterior.
O saldo dos empréstimos de longo prazo para a infraestrutura atingiu RMB 37,57 trilhões, com um aumento de 15% em relação ao ano anterior, representando um aumento de 2 pontos percentuais em comparação com o final do ano anterior.
Fonte: news.cn