Tecnologia

Especialistas afirmam que nova geração de tradutores deve dominar IA

Tradutores IA
Fonte da imagem: Ipopba/ Adobe Stock

Da tradicional tradução manual para a assistência mecânica na tradução e, finalmente, para a geração inteligente de conteúdo, a tradução inteligente baseada na tecnologia ChatGPT é uma tendência crescente.

“Um exemplo típico de serviço de tradução impulsionado pela inovação em línguas estrangeiras é a precisão de 83% na tradução de peças teatrais de Shakespeare pelo GPT 4.0, com fluência linguística atingindo 91%, subvertendo as concepções tradicionais sobre a tecnologia de tradução”, disse o professor Hu Kaibao da Universidade de Línguas Estrangeiras de Xangai.

De 2 a 3 de dezembro, o Fórum de Alto Nível sobre Tecnologia de Tradução e Desenvolvimento de Talentos em Serviços de Idiomas de 2023 foi realizado na Universidade de Tecnologia de Aplicação de Xangai. Especialistas e acadêmicos de renome de todo o mundo se concentraram no tema “Potencializar os talentos em tradução com tecnologia de dados”, discutindo como os profissionais de tradução de idiomas podem inovar diante do desenvolvimento da inteligência artificial.

Hu Kaibao ofereceu uma nova interpretação dos níveis e escopos de inovação em serviços de tradução. No contexto de grandes modelos de linguagem, apenas os professores de línguas estrangeiras que entendem a tecnologia de inteligência artificial geradora são qualificados como organizadores de aprendizado, construtores de contextos, parceiros de aprendizado e mentores de vida dos alunos.

Chai Mingzhen, diretor do Comitê Diretivo de Educação de Pós-Graduação em Tradução da Cidade de Xangai, acredita que a tradução deve ter uma natureza disciplinar, estar vinculada à indústria, e, acima de tudo, servir ao desenvolvimento do país e da nova era. A nova geração de tradutores deve entender a tecnologia de IA para melhor servir ao desenvolvimento do país.

“A orientação prática e a inovação em serviços técnicos são uma nova posição das universidades diante da nova revolução tecnológica e mudança industrial liderada pela inteligência artificial“, disse Wang Xiaofan, presidente da Universidade de Tecnologia de Aplicação de Xangai. Ele acrescentou que, por meio da inteligência artificial geradora, a escola está explorando um novo modelo de treinamento de talentos em tradução de alto nível, com o objetivo de cultivar mais talentos inovadores em tradução para servir à China digital e à sociedade inteligente, permitindo que o mundo ouça melhor a voz da China e perceba a imagem da China.

Nos últimos anos, a Universidade de Tecnologia de Aplicação de Xangai, aproveitando a inovação em tecnologia de tradução, abriu um novo caminho com “tradução + tecnologia”. Em um contexto em que empresas “inteligentes” globalizadas demandam uma grande quantidade de talentos especializados que compreendam a tecnologia, a escola utiliza a tecnologia de dados para capacitar a tradução, cultivando uma equipe de tradutores de chinês para outros idiomas de alto nível que compreendam línguas, sejam especializados, entendam tecnologia e se comuniquem eficazmente.

Pan Zhidan, diretor da Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Tecnologia de Aplicação de Xangai, disse que a escola está avançando ativamente na transformação do modelo de treinamento de talentos em línguas estrangeiras na era digital. Atualmente, está acelerando a transformação digital da educação em tradução, promovendo a certificação de 100% dos professores de línguas estrangeiras e estabelecendo o “Centro de Tradução”, liderado por professores especializados em tradução.

Além disso, a universidade está construindo grupos de cursos de tradução, expandindo o “tradução + tecnologia” em áreas como fragrâncias e cosméticos, química verde, novos materiais funcionais, fabricação inteligente e outras características distintivas nas disciplinas, promovendo a colaboração interdisciplinar com empresas líderes na indústria de tradução e serviços de idiomas.

Fonte:thepaper.cn
Imagem principal: Ipopba/ Adobe Stock