Empreendedorismo

Etiqueta eletrônica, embalagem inteligente e reciclagem: A jornada verde e de redução de carbono de uma caixa de delivery na China

Reciclagem da China
Fonte da imagem: Sheepy-Kun/ Adobe Stock

Durante o período de compras Double 11 (11/11), o maior período de descontos e compras da China, que aconteceu de 1 a 16 de novembro, as empresas de correios e entregas expressas na China coletaram cerca de 7,767 bilhões unidades de pacotes, um aumento de 25,7% em relação ao ano anterior. Nos últimos anos, a China tem promovido a redução, padronização e reciclagem de embalagens de entrega expressa, para promover o desenvolvimento sustentável do setor.

Dados da Administração Estatal de Correios da China mostram que, durante o período do “Duplo 11” deste ano, as empresas de correios e entregas expressas coletaram cerca de 7,767 bilhões unidades de pacotes e encomendas, um aumento de 25,7% em relação ao ano anterior, e entregaram cerca de 7,509 bilhões unidades de pacotes, um aumento de 30,9%.

O portal de notícias da China, Paper.com acompanhou todo o processo de armazenamento, embalagem, distribuição e reciclagem de uma caixa de papelão de entrega expressa.

Monitoramento inteligente, promovendo embalagens sustentáveis

Em 5 de novembro, às 11h15, a Sra. Wang, moradora do distrito de Dongxihu, em Wuhan, Hubei, escolheu os produtos e confirmou e fechou o pedido em uma plataforma de comércio eletrônico.

Quase ao mesmo tempo, a 50 quilômetros de distância, no maior parque logístico da região central da China – o Parque Logístico Inteligente Cainiao Jiangxia – o pedido dela com o código de final 7205 foi oficialmente gerado.

A máquina de empilhamento inteligente foi a primeira a entrar em ação, selecionando com precisão vários itens do pedido em um espaço equivalente a um prédio de dez andares; em seguida, um veículo autônomo de transporte aguardava ao lado, transportando os itens ao longo de uma rota pré-determinada até a estação de triagem.

Depois que os itens, incluindo detergente líquido, iogurte, arroz embalado e máscaras faciais, estavam prontos, o computador da estação de trabalho já exibia uma solução de embalagem dedicada: usar uma caixa nº 8 de 26 cm de comprimento, 20 cm de largura e altura, colocando os itens na ordem de detergente líquido, iogurte, leite de limpeza e máscaras faciais. O detergente líquido e o leite de limpeza precisavam ser envolvidos em plástico; o arroz embalado, que não cabia na caixa, seria embrulhado em plástico-bolha.

“Antes, a embalagem dependia totalmente da experiência dos trabalhadores. Para evitar trocar de caixa no meio do caminho, o que afetaria a eficiência, geralmente escolhíamos caixas maiores, o que acabava desperdiçando,” disse a embaladora Lin Fang. Com este sistema inteligente de corte de caixa, o tamanho da caixa, o arranjo dos itens e o plano de proteção são gerados com um clique, e a taxa de ocupação e eficiência no aproveitamento da caixa aumentou significativamente.

Enquanto falava, a embalagem estava completa, e a tela mostrava que a taxa de ocupação da caixa havia atingido 75%. Lin Fang habilmente puxou a “fita adesiva enxuta” e a aplicou com um “cruzamento”, colando a etiqueta eletrônica na caixa. Às 11h30, o pacote estava oficialmente pronto para ser entregue.

“Não subestime essas pequenas mudanças. A ‘fita adesiva enxuta’, que foi reduzida de 60 mm para 48 mm de largura, evita enrolamentos excessivos. A etiqueta eletrônica substitui a etiqueta de papel, reduzindo ainda mais o uso de materiais,” explicou o gerente do armazém, Yi Qing.

O algoritmo de embalagem, a fita adesiva enxuta e a etiqueta eletrônica formam um “conjunto de três” que traz efeitos reais de redução de carbono. Segundo cálculos, na etapa de embalagem, espera-se que cada pacote de caixa de papelão reduza cerca de 65 gramas de dióxido de carbono equivalente.

A energia solar fotovoltaica impulsiona a economia de energia e a redução de emissões. O centro de distribuição de encomendas utiliza tecnologia automatizada que, ao mesmo tempo que aumenta a eficiência, também eleva o consumo de energia. No entanto, eles instalaram painéis solares fotovoltaicos, que não apenas atendem às suas necessidades de energia, mas também fornecem energia excedente para a rede elétrica. Esse sistema reduziu significativamente as emissões de dióxido de carbono.

Veículos de nova energia também desempenham um papel no transporte de encomendas. Os motoristas descobriram que, em comparação com os veículos tradicionais movidos a combustível fóssil, os veículos de nova energia têm vantagens em termos de custo e experiência de condução. As bicicletas elétricas também foram aprimoradas, agora uma única carga pode suportar um dia inteiro de entregas, reduzindo substancialmente as emissões de dióxido de carbono.

Outra medida ambiental importante é a reciclagem e reutilização de embalagens de encomendas. Os consumidores são incentivados a reciclar suas caixas de papelão para reduzir o desperdício e as emissões de carbono. Essas caixas são ou reutilizadas para novos envios ou recicladas para produzir polpa de papel para outros produtos.

No geral, essas medidas formam um “revezamento verde”, onde cada pacote de entrega passa por uma jornada de baixo carbono, refletindo os esforços de redução, padronização e reciclagem das embalagens.

Fonte: paper.people.com.cn
Imagem principal: Sheepy-Kun/ Adobe Stock