A taxa de crescimento econômico de 29 províncias chinesas acelerou no terceiro trimestre em relação à primeira metade do ano. Um relatório de desempenho econômico para o terceiro trimestre mostrou que dez províncias tiveram resultados mais expressivos: Guangdong, Jiangsu, Shandong, Zhejiang, Henan, Sichuan, Hubei, Fujian, e Anhui.
Guangdong e Jiangsu tiveram um PIB de mais de RMB 9 trilhões cada. Shandong e Zhejiang, tiveram, respectivamente, mais de RMB 6 trilhões e RMB 5 trilhões. as províncias de Henan, Sichuan, Hubei, apresentam um PIB de mais de RMB 4 trilhões cada. Fujian, Hunan, Anhui, mais de RMB 3,5 trilhões. Vale a pena mencionar que a produção econômica total de Pequim, Jiangsu, Hubei e Hainan atingiu um novo patamar no mesmo período da história.
O vice-diretor e porta-voz do Escritório Municipal de Estatísticas de Pequim, Zhu Yannan, disse que, desde o início de 2023, com uma série de políticas de macrocontrole de crescimento estável e medidas implementadas surtiram efeito, a economia mostra uma recuperação sustentada para uma tendência de desenvolvimento e crescimento.
Em relação à taxa de crescimento econômico, quase metade (15) das províncias, regiões autônomas e municípios excedeu o nível da taxa de crescimento nacional de 5,2%. Ao mesmo tempo, nos três primeiros trimestres, Fujian, Hainan, Chongqing, Sichuan, Guizhou, Guangxi, Hubei, Jiangxi, Hunan e outras nove províncias, regiões autônomas e municípios, as taxas de crescimento econômico aceleraram em comparação com o primeiro semestre do ano.
Comércio exterior
Desde o quarto trimestre do ano passado, o desempenho geral das importações e exportações de mercadorias da China vem sofrendo pressão. Do ponto de vista da situação anunciada nos três primeiros trimestres deste ano, as províncias de comércio exterior estabilizaram a escala e a estrutura comercial também melhorou até certo ponto. Com relação à taxa de crescimento, nos três primeiros trimestres, as importações e exportações nas regiões de Zhejiang, Xangai, Shandong cresceram 5,0%, 2,7% e 2,5% respectivamente, acima do nível nacional. Guangdong, Jiangsu e outros locais mantiveram a estabilidade geral da escala de importação e exportação de mercadorias.
Com relação ao tipo de mercadorias, os três primeiros trimestres dos “três novos” (veículos elétricos de transporte de pessoas, baterias de lítio, células solares) registraram um rápido crescimento nas exportações. O valor de exportação dos “três novos” produtos da China foi mantido a uma taxa de dois dígitos de crescimento nos 14 trimestres consecutivos. Nos três primeiros trimestres, as exportações em valores dos veículos elétricos de transporte de pessoas, baterias de lítio e baterias solares de Xangai, aumentaram 91,8%, 66,0% e 21,7% respectivamente em relação ao ano anterior. As exportações de veículos elétricos de movimentação de pessoas, baterias de lítio e células solares de Guangdong aumentaram 4,3 vezes, 20,6% e 29,6% respectivamente.
Do ponto de vista dos parceiros comerciais, nos três primeiros trimestres, Zhejiang importou e exportou RMB 1,93 trilhão com os países do “Cinturão e Rota”, um aumento de 10,8%, puxando o crescimento das importações e exportações de Zhejiang em 5,3 pontos percentuais. Jiangsu, importou e exportou RMB 1,63 trilhão com países da iniciativa “Cinturão e Rota”, representando 2 pontos percentuais em crescimento.
Chen Bo acredita que o desempenho das províncias com ênfase no comércio exterior nos três primeiros trimestres continuou com o desempenho da resistência. A pressão atual sobre o comércio exterior vem principalmente do lado da demanda, a estrutura do mercado de Comex da China continua a ser otimizada e a exploração da demanda de mercados mais emergentes trará um impulso de crescimento para o comércio exterior da China.
Fonte: district.ce.cn
Imagem principal: Sal73it/ Adobe Stock