Tecnologia

Xangai terá escassez de profissionais em indústria de tecnologia até 2025, diz acadêmico

Indústria de tecnologia

A Área Nova de Lingang, uma nova zona industrial na cidade de Xangai, está caminhando para uma grave crise de talentos em suas quatro principais indústria de tecnologia, de circuitos integrados, inteligência artificial, biomedicina e carros elétricos, disse o pesquisador Zhang Shaohua, diretor do Instituto de Recursos Humanos e Ciências da Previdência Social de Xangai, no fórum do Lingang Science Innovation Summit.

Lingang, que foi formalmente estabelecida em 2018 para se tornar um centro industrial de classe mundial, provavelmente terá falta de 12 mil profissionais altamente qualificados até 2025.

Lingang é base de produção para muitas empresas líderes, como a Horizon Robotics, a gigante da bateria Contemporary Amperex Technology e a fabricante americana de carros elétricos, Tesla.

Atualmente, 177 empregos nos quatro setores precisam ser preenchidos com urgência, de acordo com uma pesquisa divulgada no fórum, que pesquisou 65.000 funcionários em 191 empresas.

Dos postos de trabalho oferecidos nos quatro setores, 86% são para trabalhadores profissionais e técnicos. No setor de indústria de semicondutores (IC) chega a 97%.

A educação superior é uma necessidade. Cerca de 80,2% dos postos de trabalho exigem um bacharelado ou nível superior, enquanto na indústria biomédica é de 87,5%. O salário mais alto oferecido é de cerca de 5 milhões de yuans (US$ 731.000) por ano.

A experiência profissional também é importante para empresas que contratam em Lingang, com 78% dos cargos anunciados pedindo pelo menos dois anos de experiência. O setor de IC exige um mínimo de três anos.

Com tantas instalações entrando em plena produção, a escassez de trabalhadores qualificados em Lingang continuará por algum tempo, disse Zhang.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global

Imagem principal: Suriyo/ Adobe Stock