Na China, as superstições são levadas a sério e muitas crenças são baseadas em numerologias, palavras, crenças culturais e religiosas.
Para o povo asiático, muitos desses números ou palavras trazem azar ou sorte. O número 4, por exemplo, pode ser facilmente confundido com a palavra ‘morte’, devido a sua pronúncia em mandarim.
Por conta disso, muitos prédios na China não possuem o quarto andar, indo do terceiro direto para o quinto. Assim como contar enquanto sobe ou desce os degraus também traz azar.
Se existe um número específico para o “azar”, para os chineses, também existe o “número da sorte”, sendo ele o número 8, que possui o mesma explicação: a pronúncia.
A palavra prosperidade possui a pronúncia parecida com a do número 8. A crença sobre a numerologia 8 é tão popular que as olimpíadas de Pequim tiveram início no dia 08 de agosto de 2008 (08/08/08).
Outra superstição chinesa muito popular é sobre as cores. Assim como no ocidente, em que usamos a cor branca na virada do ano para atrair prosperidade e paz, na China, o costume é usar a cor vermelha.
Mas o uso do vermelho vai além do ano novo, ela é muito utilizada na decoração de eventos chineses, por representar a vida e trazer boa sorte.
A cor verde, por sua vez, é constantemente associada à infidelidade. Usar chapéu dessa cor significa que você está sendo traído!
Superstições chinesas com os espíritos ancestrais
No feriado nacional, Qingming, que acontece anualmente por volta de 5 de abril, as pessoas param para relembrar seus ancestrais e entes falecidos, queimando incensos e fazendo oferendas aos mortos.
Pela tradição, as famílias limpam os túmulos dos parentes mortos, fazem preces e queimam papel de joss, o “dinheiro dos mortos”. São queimadas também réplicas de bens como carros, jóias e casas, com o objetivo de que seus antepassados tenham prosperidade no pós morte.
Em contrapartida sobre a admiração pelos seus ancestrais, o povo chinês possui muitas crenças referentes a espíritos e almas.
Para os chineses, o sétimo mês do calendário lunar é o mês dos ‘fantasmas’ e, por isso, é considerado perigoso viajar.
Antes das viagens, em algumas regiões da China, é comum comer Gyoza antes de fazer uma viagem longa e, na volta, comer macarrão.
Quer saber mais sobre a cultura da China? Leia também: PANGU: Conheça a mitologia chinesa sobre a criação do mundo
Imagem principal: Adobe Stock