A fabricante de veículos elétricos chinesa, BYD, baixou os preços de seus modelos pela primeira vez este ano, a fim de estabilizar sua participação no mercado existente e atingir metas de vendas mais altas e competir com Tesla.
A BYD anteriormente aumentou seus preços em forte contraste com muitos fabricantes de veículos elétricos (EVs) chineses que reduziram seus preços no início deste ano. A queda nas vendas a curto prazo da BYD e as recentes reduções de preços da Tesla podem ter levado a uma mudança de preços da BYD.
De acordo com a Jiemian News, a redução de preços se aplica à série Dynasty da BYD. Os modelos mais antigos são descontados em mais de 10.000 yuans (US$ 1.435). O EV 2021 Han foi reduzido em 20.000 yuans (US$ 2.871) e o EV 2021 Qin foi reduzido em 15.000 yuans (US$ 2.153).
Os preços dos novos modelos são geralmente reduzidos entre 6.000 yuans (US$ 861) e 8.000 yuans (US$ 1.148). Além disso, os prazos de entrega dos veículos foram reduzidos em diferentes graus em relação ao ano passado.
Esses valores refletem as mudanças de preço em Pequim. As concessionárias em Xangai e Shenzhen têm diferentes graus de redução de preços em torno de 10.000 yuans (US$ 1.435). Espera-se que os descontos terminem em março.
Além disso, algumas concessionárias estão fornecendo incentivos extras para compradores de automóveis a fim de vender o estoque o mais rápido possível e se preparar para a baixa temporada de vendas de automóveis de março a abril.
Tentativa de competir com a Testa
Em janeiro deste ano, a BYD vendeu 151.300 veículos elétricos, 35,65% abaixo do mês anterior, enquanto a Tesla vendeu mais de 66.000 veículos na China, um aumento de 18% mês a mês e 10,4% ano a ano.
Depois que a Tesla cortou seus preços no ano passado, os preços iniciais do Modelo 3 e do Modelo Y caíram na faixa de 200.000 yuans (US$ 28.719) a 300.000 yuans (US$ 43.079), colocando-os em concorrência com as séries de venda a quente Han e Tang da BYD.
A redução de preços da BYD poderia ser um sinal de que estabilizar a atual participação de mercado é uma prioridade maior do que manter sua margem de lucro em 2023.
De acordo com a previsão de desempenho de 2022 divulgada pela BYD, um veículo vendido em 2022 rendeu um lucro médio entre 8.500 yuans (US$ 1.220) a 9.000 yuans (US$ 1.292). No quarto trimestre, esse valor subiu para entre 9.800 yuans (US$ 1.407) a 11.200 yuans (US$ 1.608).
Além disso, a BYD está se preparando para lançar a nova misteriosa marca F este ano.
Fonte: FINANCE SINA