Tecnologia

China planeja lançar mais de 200 naves espaciais em 2023

Naves Espaciais

A China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) planeja lançar mais de 200 naves espaciais com mais de 60 missões espaciais em 2023, de acordo com um relatório da empresa divulgado recentemente.

O relatório da CASC revelou os planos para as atividades de ciência e tecnologia espacial do país em 2023. Segundo o relatório, a nave de carga Tianzhou-6, a Shenzhou-16 e as missões de vôo Shenzhou-17 aconteceriam dentro de um ano para melhorar a capacidade da China de entrar, usar e explorar o espaço.

O Sistema de Navegação por Satélite BeiDou-3 testemunhará o lançamento de três satélites de apoio, de acordo com o CASC. Acrescentou que a construção de um sistema comercial de satélites de sensoriamento remoto de nova geração será acelerada este ano.

A corporação também se comprometeu a divulgar informações sobre as capacidades excedentes de transporte de foguetes e oferecer oportunidades de lançamento aos usuários comerciais.

Em 2023, a CASC impulsiona de forma abrangente a quarta fase da exploração lunar e da exploração planetária, e desenvolverá a sonda lunar Chang’e-7, a sonda Mars Tianwen-2, bem como o satélite de detecção de órbita estacionária-microondas.

O foguete transportador Long March-6C fará seu primeiro voo em 2023, enquanto a série de foguete transportador Long March deverá exceder 500 lançamentos no total, disse o relatório CASC.

Fonte: GOV.CN