Tecnologia

Internautas chineses passam em média 29,5 horas online por semana

Internautas chineses

Matéria publicada originalmente no dia 31 de agosto de 2022

Um relatório do Centro de Informação da Rede Internet (CNNIC, sigla em inglês) informou que o número de usuários de Internet na China atingiu 1,051 bilhão, 40 milhões a mais do que há um ano. Segundo o relatório, os internautas chineses passam em média 29,5 horas online por semana, uma hora a mais do que no final de 2021.

A taxa de penetração da Internet entre os 1,4 bilhão de habitantes da China era de 74,4% no final de junho, representando um crescimento de 3,2 pontos percentuais em relação ao ano passado, informou a CCTV, emissora estatal.

Entretanto, a penetração nas áreas rurais é de 58,8%, mais 1,2 ponto percentual em comparação com o final de 2021.

Internautas chinesesEntre os dispositivos, os celulares dominam: 99,6% dos usuários acessam a Internet exclusivamente ou parcialmente através de seus smartphones.

O uso de computadores de mesa, laptops, televisores e tablets para conexão chega a 33,3%, 32,6%, 26,7% e 27,6% dos usuários, respectivamente.

Os aplicativos de mensagens instantâneas e vídeos curtos, entre os quais se destacam Douyin – a versão chinesa do TikTok – e Kuaishou, são os mais populares na China, com 97,7% e 91,5%, respectivamente.

O setor tecnológico chinês vem enfrentando um maior escrutínio regulatório por parte das autoridades há mais de um ano, o que resultou em multas a algumas de suas grandes empresas por práticas monopolistas e um suposto abuso dos dados dos usuários, que teria colocado em risco a segurança nacional, de acordo com as agências.

Internautas chinesesZhang Xiao, o diretor adjunto do CNNIC disse que a rede 5G ampliada em todo o país contribuiu para o aumento do número de neozelandeses na China este ano, pois todos os condados da China têm acesso à 5G e todos os vilarejos do país têm acesso à banda larga.

A quantidade de estações de base 5G em todo o país ultrapassou 1,85 milhões. O número total de usuários de acesso à Internet de banda larga das três principais empresas de telecomunicações atingiu 563 milhões, um aumento de 27,05 milhões no final de 2021, de acordo com o relatório do CNNIC.

Após a infraestrutura de internet ser construída em mais áreas, a popularidade do uso da internet na China chega a 74,4%, 1,4 pontos percentuais acima do que em dezembro de 2021, disse o relatório do CNNIC.

Desde o surgimento da COVID-19, a China é a primeira grande economia a se recuperar da epidemia e continua a se recuperar constantemente, o que é impossível sem o apoio da economia digital que injeta novo ímpeto na prevenção e controle da epidemia e na circulação econômica, disse o relatório.

Em junho de 2022, o número de usuários de vídeo de curta distância na China apresentou o crescimento mais significativo, atingindo 962 milhões, cerca de 28,05 milhões a mais do que em dezembro de 2021. Ele responde por 91,5% do total de usuários de internet, disse o relatório do CNNIC.

Fonte: China News